sexta-feira, 23 de março de 2007

Vera Cruz

A Quaresma é por excelência o tempo da contemplação da Cruz, na qual “foi suspenso o Salvador do mundo”.
Desde os primórdios do cristianismo, ela é reverenciada. O Apóstolo São Paulo já dizia: “Toda a minha glória está na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Gal 6,14).

Mas foi a partir do ano de 326, que o culto à verdadeira Cruz, aquela onde Jesus foi crucificado, se estabeleceu, com a imperatriz Helena, esposa de Constâncio Cloro, que, em peregrinação à Terra Santa, fez demolir, em Jerusalém, um templo dedicado a um dos deuses do império romano, construído no monte Calvário, para encontrar a relíquia da Cruz de Cristo.

Eis a linda lenda do descobrimento da verdadeira Cruz segundo Rufino Aquiles:
“Helena veio a Jerusalém, inspirada por Deus. Um sinal celeste indicou-lhe o lugar onde devia escavar. Daí retirou três cruzes, a de Cristo e as dos ladrões. Helena ficou perplexa porque não sabia como reconhecer entre elas o madeiro sobre o qual Jesus sofreu a sua dolorosa agonia. Macário, bispo de Jerusalém, que assistiu a imperatriz nas suas buscas, pediu que trouxesse num catre uma mulher à beira da morte. No contacto com a primeira cruz, a moribunda permaneceu insensível, a segunda cruz também não produziu qualquer efeito, mas quando a mulher tocou na terceira, logo se levantou e andou, louvando a Deus. Este milagre permitiu assim descobrir a verdadeira cruz. Helena dividiu a cruz em três partes, uma para Jerusalém, a segunda para Constantinopla, a terceira para Roma.”


Corredor dentro da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém,
que conduz ao sítio onde Santa Helena encontrou as 3 cruzes.

A importância da descoberta da relíquia, cuja suposta data seria a 3 de Maio de 326, estabeleceu naquele dia, no calendário litúrgico da Igreja, a festa da Invenção da Santa Cruz, que hoje ainda é celebrado com ênfase na cidade de Barcelos.

Muitas lendas foram criadas à volta da verdadeira Cruz, e na Idade Média, multiplicaram-se as relíquias da Cruz, claro, nem todas são verdadeiras…a minha paróquia tem uma…será que provem mesmo do madeiro do Calvário?

Sem comentários: