segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Redescobrir nesta Quaresma

Como aplicar os ensinamentos da Igreja sobre a Quaresma, e como a Quaresma pode influenciar realmente, e não somente exteriormente, a nossa existência?

Vivemos hoje numa sociedade mais urbana, até as aldeias vivem ao ritmo citadino, uma sociedade tecnológica, plural nas crenças religiosas e secular na sua visão do mundo.
A Quaresma já não é tão “visível”como noutros tempos.

No entanto, a Igreja convida-nos a encontrar outro ritmo, outro estilo de vida que se sintonizam com os objectivos deste tempo quaresmal…encontrar uma força espiritual na realidade quotidiana da nossa existência.

A Quaresma pode assim ser um momento privilegiado na procura do sentido, como vocação e apelo de Deus, da vida profissional, da relação com os outros, da amizade, da responsabilidade. Não existe nenhuma profissão, nenhuma vocação que não possa ser transformada, não em termos de maior eficácia ou melhor organização, mas em termos humanos.

Se a Quaresma pode ser para o homem uma redescoberta de ele próprio e da sua vida, ela deve ser ainda mais redescoberta da sua fé, do seu sentido divino e sagrado.
Será certamente neste contexto que se situa o verdadeiro sentido do jejum…muito debatido nos blogs e sites católicos neste início de Quaresma.

Eis algumas reflexões que surgiram das minhas leituras sobre o tema.
Abstendo-nos do alimento, redescobrimos a sua doçura e fineza que os excessos, a gula e a glutonaria destroem.
Reaprendemos a recebê-lo de Deus com alegria e gratidão, Ele que criou o alimento dos homens, “fruto da terra e do seu trabalho para que se tornem pão de vida.”
O alimento não é o único aspecto da vida do homem sujeito ao jejum. A música, o tempo frente à televisão, computador, Internet, os divertimentos, as conversações superficiais devem também ser reduzidos, redescobrindo assim o valor verdadeiro das relações humanas, do trabalho do homem e da sua arte.
E tudo isso é redescoberto porque redescobrimos o próprio Deus. Voltaremos, pela oração e na relação íntima de Pai e filho, para Ele, e n’Ele, a tudo o que Ele nos deu no seu amor.

Convido cada um, neste grande potencial do conhecimento que é a Internet, a procurar lindos textos sobre o valor e a riqueza do jejum e da ascese cristã como meditações quaresmais…ajudarão certamente todos os que têm sede de Deus a preparar ao longo destes 40 dias a grande festa da Páscoa.

4 comentários:

Maria João disse...

Muito bonito o que escreveste. É preciso chamar a atenção para esta época tão importante. A Quaresma prepara-nos para a Páscoa. É um tempo de reflexão, em que pensamos no que andamos a fazer e como podemos mudar tudo o que nos impeça de seguir o caminho de Deus. Ou até mesmo começar a segui-LO. Há sempre tempo para irmos ter com Deus. Ele está sempre de braços abertos para nos receber. A Páscoa é sobretudo o Amor e o Perdão de DEus.

Maria João disse...

Ah! Esqueci-me de te dizer que gostei muito pormenor da cor do blog. A mesma cor deste tempo litúrgico. Execelente ideia!

joaquim disse...

Belo e verdadeiro texto.
Começei ontem no "meu" blogue uma caminhada quaresmal diária, que partilho com aqueles que me quiserem visitar.
São coisas "simples" da minha vida, das nossas vidas, pelas quais às vezes passamos sem nos determos.
Este é o tempo ideal para nelas reflectir.
Abraço em Cristo

J disse...

Sedente,

Este texto tocou-me profundamente,
sinto cada vez mais que quero fazer desta Quaresma uma caminhada com Ele, de Penitência, de jejum, de conversão.

Obrigado pelas "dicas " e por este cantinho de Oração.

Um grande beijinho em Cristo