terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Abbé Pierre


O “Abbé Pierre” era o quinto filho de uma família de cinco rapazes. Nasceu no dia 5 de Agosto de 1912 em Lyon. Quando tinha 15 anos, no decurso de um congresso de jovens cristãos em Assis, sentiu “a emoção indescritível” da revelação.

Em 1938 entrou no convento dos Capuchinhos, onde passou a chamar-se "Padre Filipe".
Trabalhou na catedral de Grenoble e na Alsácia, antes de se empenhar na Resistência durante a II Guerra Mundial – período em que ajudou muitas pessoas a fugir para a Suíça, sendo conhecido, na resistência, como "Abbé Pierre".

Em Novembro de 1949 fundou a associação Emaús, uma comunidade que se consagra à construção de casas provisórias para sem-abrigo, financiada pela revenda de objectos de recuperação.

Para a história fica o apelo do Abbé Pierre, no Inverno de 1954, a uma “insurreição da bondade”. Ao longo da sua vida, foi uma voz dos que não tinham voz e nunca cansou de criticar as condições precárias de habitação de milhões de pessoas e a “praga da indiferença”.

Numa França que quer colocar Deus num canto, votado ao esquecimento e ao desprezo, em que ser cristão…e católico, é a pior coisa que pode acontecer …e isso falo por experiência própria porque vivi lá, a figura do Abbé Pierre era um sacramento da caridade vivida por causa da fé em Cristo. Não é uma “caridade- assistência social” como hoje se pode ler na imprensa francesa bem laicista, mas de “caridade-amor” que procura o bem integral do homem através da vivência do divino e da promoção da vida e da actividade humana.

Que o Abbé Pierre rogue junto de Deus para que o coração de todos os homens se abre à caridade divina…pois afinal, Deus é o próprio Amor, esse Amor que nos amou primeiro e que devemos amar acima de todas as coisas para assim amar verdadeiramente os outros. Viver um amor sem Deus não é de certeza viver o Amor.

1 comentário:

disse...

“caridade-amor” um grande exemplo que nos deixa tal como o nosso Mestre! Jesus Cristo!

Caridade e Amor!
O Mundo precisa de gente disponivel para a Caridade e para Amar!

;)