terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Sé de Braga


Hoje, o calendário litúrgico assinala a memória de três bispos da minha diocese de Braga, São Martinho de Dume, São Frutuoso e São Geraldo. Três homens que se distinguiram, em épocas diferentes da história, como grandes pastores do povo de Deus.
Quando penso em bispo, vem-me logo ao pensamento a Sé Catedral, a Igreja mãe da diocese, onde está a cadeira episcopal; e de facto, nas vezes que vou a Braga, é quase certo uma romaria à Sé…aquele edifício, aquelas pedras, aqueles altares fortalecem-me na fé. Parece que dentro daquele templo, o acreditar parece certeza, a dúvida desvanece, nada me pode abalar porque as paredes são cidadela contra o inimigo.
A arte sacra é uma manifestação da presença do divino na vida quotidiana…a Sé de Braga é para mim um baluarte seguro onde sinto os braços de Deus forte.

Sem comentários: