quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

As velas do Advento

Estamos no Advento, tempo em que nas nossas assembleias acendemos nos quatro domingos que antecedem o Natal, uma vela em cada um deles, simbolizando assim a luz do Natal que se aproxima trazendo esperança e paz. Mais a festa do Nascimento de Cristo está perto, mais existe luz. Foi um pastor luterano alemão que, após a primeira guerra mundial, tomou a iniciativa de colocar as velas na coroa do Advento, outro símbolo deste tempo litúrgico que antecede o Natal.

A coroa é um antigo símbolo de significados diversos, evoca o sol e anuncia o seu regresso. Feita de ramos sempre verdes, ela é sinal de vida. De forma circular, ela recorda o tempo das festas que voltam cada ano. Simboliza a segunda vinda de Jesus, que o Advento não é só a espera do Natal mas também a espera do regresso de Cristo no fim dos tempos. Ela pode também representar a Aliança entre Deus e dos homens, e das suas promessas.

As velas, além de representar os domingos do Advento, têm outro sentido, que poucos conhecem. Elas simbolizam as grandes etapas da salvação antes da vinda do Messias.

A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva.

A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida.

A terceira lembra a alegria do rei David que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.

A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

1 comentário:

Maria João disse...

Obrigado por estas explicações.

É sempre importante sabermos estas coisas.



beijos em Cristo