quarta-feira, 20 de maio de 2009

Felizes de imitar

A imitação é a mais delicada homenagem que podemos dar-lhe; é proclamar, não só com palavras, mas também com acções, que ela é um modelo perfeito de que estamos muito felizes de imitar.
Já dissemos como Maria, sendo uma cópia viva de seu Filho, é para nós o exemplo de todas as virtudes. Aproximar-nos dela é aproximar-nos de Jesus, por isso não podemos fazer melhor do que estudar as suas virtudes, meditá-las muitas vezes, e esforçar-nos em reproduzi-las. Para conseguir, devemos realizar todas e qualquer das nossas acções por Maria, com Maria e em Maria.
Por Maria, isto é, pedindo por meio dela as graças que necessitamos para imitá-la, indo por ela até Jesus, ad Jesum per Mariam.
Com Maria, ou seja, considerando-a o modelo e a colaboradora, perguntando-se muitas vezes: “O que Maria faria se estivesse no meu lugar?”, rezando-lhe humildemente para nos ajudar a conformar as nossas acções aos seus desejos.
Em Maria… depender desta boa mãe, entrar no seu parecer, nas suas intenções, fazendo as nossas acções, tal como ela, para glorificar a Deus: Magnificat anima mea Dominum.



Adolphe Tanquerey (1854-1932),
Padre, Professor e Doutor em Direito Canónico e Teologia Dogmática,
in Compêndio de Teologia Ascética e Mística

3 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Concordo totalmente!
Amemos e busquemos imitar nossa Mãe Santíssima!
Abraços

Marinilce disse...

"Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.."

Que Maria, nossa rainha, mãe e advogada, inspire nossos corações a dizer todos os dias, assim como ela: "Eis-me aqui, Senhor. Faça-se!"

joaquim disse...

E ainda há tantos que não entendem Maria!

Obrigado meu amigo, por este texto.

Abraço amigo em Cristo