sexta-feira, 8 de maio de 2009

Como peregrino da paz!

«Caros amigos, nesta sexta-feira deixarei Roma para a minha Visita Apostólica à Jordânia, Israel e Territórios Palestinianos.
Nesta manhã, através da rádio e da televisão, gostaria de aproveitar a oportunidade para saudar todos os povos desses países. Estou ansioso por estar convosco, e partilhar as vossas aspirações e esperanças, sofrimentos e lutas.
Venho entre vós como peregrino da paz!
A minha primeira intenção é visitar os locais tornados santos pela vida de Jesus e, rezar neles pelo dom da paz, da unidade para as vossas famílias, e para todos quantos têm a Terra santa e o Médio Oriente como sua casa.
Entre os inúmeros encontros religiosos e civis, que se realizarão durante a semana, haverá uns com os representantes das comunidades judaica e muçulmana, com as quais se têm feito grandes progressos no diálogo e no intercâmbio cultural.
Saúdo com especial afecto os católicos da região, e peço-lhes para se juntarem a mim em oração, para que a visita seja fecunda para a vida espiritual e civil das pessoas que vivem na Terra Santa.
Louvemos todos a Deus pela sua bondade!
Possamos todos ser pessoas de esperança!
Possamos todos ser perseverantes no desejo e nos esforços para a paz!»



Bento XVI,
Audiência Geral 06/05/2009


A Terra Santa é como um quinto Evangelho disse Paulo VI.
Os locais onde Deus falou aos profetas e onde Jesus caminhou permanecem lugares importantes para a fé, de Belém a Jerusalém, passando por Nazaré ou o Lago da Galileia.
De facto, o Verbo encarnou. Ele escolheu ser um homem em determinado época "na plenitude dos tempos" (Gal 4, 4), no meio de um povo eleito, numa terra de fé.
Esta peregrinação do Papa Bento XVI convida-nos a redescobrir a terra das promessas… o lugar do dom de Deus.
A Terra Santa alimenta a fé porque coloca em contacto vivo com os dois Testamentos da Sagrada Escritura. Mas esta peregrinação é também um teste de fé nesta terra das grandes religiões monoteístas. Como dizer que Jesus é o Salvador dos homens?
Num lugar onde há tantas denominações cristãs diferentes, como afirmar que a Igreja é una? Seguindo a peregrinação de Bento XVI, viveremos em comunhão com os cristãos da Terra Santa, mas também com todos os habitantes, judeus e muçulmanos, desta terra que Deus ama.
Boa Viagem Santo Padre!

Sem comentários: