quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Foi em Maria e por Maria

«Deus Pai não deu ao mundo o seu Unigénito senão por Maria. Por mais ardentes que fossem os suspiros dos patriarcas e as súplicas que durante quatro mil anos lhe fizeram os profetas e os santos da antiga lei para obterem esse tesouro, só Maria o mereceu. Só ela encontrou graça diante de Deus pela força das suas orações e pela grandeza das suas virtudes. Diz Santo Agostinho que, não sendo o mundo digno de receber o Filho de Deus directamente das mãos do Pai, foi dado a Maria, para que os homens O recebessem através dela.
O Filho de Deus fez-se homem para nos salvar, mas foi em Maria e por Maria.
Deus Espírito Santo formou Jesus Cristo em Maria, mas só depois de lhe ter pedido o consentimento através dum dos primeiros ministros da sua corte.»


S. Luís Maria de Montfort,
Tratado da verdadeira devoção à SS. Virgem


A 18 de Dezembro, celebra-se a Festa da Expectação do Parto de Nossa Senhora, ou mais popularmente: “Nossa Senhora do Ó”.
De facto, na semana que precede a celebração do Natal do Senhor, na Liturgia das Horas, em Vésperas, são cantadas as antífonas do Magnificat, alusivas à vinda do Senhor, todas começadas pela letra “Ó”.
Estas antífonas fizeram com que à solenidade de 18 de Dezembro se desse o nome de «Festa do Ó» e à imagem da Senhora em fim de gestação: Nossa Senhora do Ó. Foto: Imagem quatrocentista da Senhora do Ó ou da Expectação, da Sé de Évora, Portugal.

4 comentários:

Madeleine K disse...

Belíssimo texto! Que maravilha é a nossa alma poder meditar em Maria, a Mãe de Deus e nossa Mãe!Deus lhe pague a bela partilha!

Madeleine K disse...

Olá, irmãozinho! Passo pra desejar um Santo Natal, pleno de Deus Amor! E pra dizer que tem presente de Natal lá em casa pra vc! Grande Abço!

Maria João disse...

Não te esqueças que o Natal, ou seja o nascimento de Jesus acontece todos os dias. Abre-Lhe a porta!

beijos em Cristo e Maria

Paulo disse...

Desejo-te um Santo Natal e que o ano de 2009 te traga tudo o que desejas.