quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Rivalidade cristã

Uma comunidade é frequentemente o lugar de inveja, um lugar de rivalidades.
E a Igreja não escapa a este fenómeno quando cada movimento tenta ter uma melhor posição do que o outro, em ser mais reconhecido... até pode parecer um campo de batalha.
Muitas vezes, quando estamos juntos diante do Senhor, temos a atitude de Marta: “Viste a minha irmã, Senhor? Isso não te incomoda?...” É a mesma atitude que o fariseu tem no Templo, que, vendo o publicano, diz: “Eu, pelo menos, não sou como aquele homem”, ou ainda como aquele apóstolo que, vivendo junto de Jesus, se questionava: “Quem é o maior entre nós?” Podemos também juntar o exemplo de uma mãe, a Senhora Zebedeu, que gostaria muito ver os seus dois filhos em bom lugar junto do Senhor, um à direita e outro à esquerda. Não serão eles melhores do que os dez outros apóstolos?
Numa comunidade, se a inveja ou a rivalidade operam um pouco em todo o lado, ambas têm uma predilecção para se intrometer na liturgia, neste momento particular de presença a Deus. É o irmão que não suporta mais a voz de seu irmão quando canta, ou a sua maneira de celebrar. É acreditar que as vozes dissonantes não têm lugar no coro; as opiniões divergem numa comunidade.



Depois das férias de verão, no recomeço da actividade pastoral em muitas paróquias...

Senhor,
junto de ti que te humilhaste,
não se trata de maiores e de melhores,
pois o caminho não é este.
Ensina-me,
no teu seguimento,
a descer,
a fazer-me o mais pequeno
no meio dos meus irmãos,
a ser o servo de todos;
a ver neles o que é belo,
e em mim o que é frágil.

3 comentários:

Paulo disse...

Sim realmente muitas vezes, até na igreja existe rivalidade entre movimentos e sacerdotes também, com pena minha. Para mim, cada movimento é uma parte de Um só corpo e como tal, não é melhor que outro mas sim o complemento de tudo.

Maria João disse...

Sim, rezemos por estas rivalidades que afastam tantas pessoas da Igreja e de Cristo e Maria...

Olhemos todos para as nossas acções e vejamos se estamos a contribuir para estas rivalidades.


beijos em Cristo e Maria

Ecclesiae Dei disse...

Nossa Igreja é Santa, porque sua Cabeça é Cristo... mas é pecadora, pois são homens e mulheres os membros do corpo... somos pecadores de fato, caímos e nos levantamos. Aprendi durante minha caminhada, a orar arduamente por aqueles mais difíceis de conviver na comunidade... têm dado fruto. Se não na pessoa, pelo menos no meu coração, na forma de vê-la, na caridade.
Abraços