domingo, 15 de junho de 2008

Congresso Eucarístico Internacional

Na região do Quebec, no Canadá, realiza-se de 15 a 22 de Junho, o 49º Congresso Eucarístico Internacional.
Este Congresso Eucarístico Internacional continua a longa história dos Congressos Eucarísticos que se iniciaram na segunda metade do século XIX em França.
Foi uma mulher, Emília Tamisier (1834-1910), inspirada por São Pedro Juliano Eymard (1811-1868), “apóstolo da Eucaristia”, que tomou a iniciativa de organizar, com a ajuda de outros leigos, sacerdotes e bispos, e com a aprovação do Papa Leão XIII, o primeiro Congresso Eucarístico Internacional em Lille, no norte da França, cujo tema era: “A Eucaristia salva o mundo”.
Os primeiros congressos exprimiam a fé viva na presença real da pessoa de Cristo no Sacramento da Eucaristia na adoração solene e em grandiosas procissões.
Com o pontificado de Pio XI, os congressos começaram a serem celebrados rotativamente em todos os continentes, ganhando assim uma dimensão missionária.
Apareceram os Congressos Eucarísticos Nacionais, Diocesanos, com a finalidade de sempre: “dar a conhecer melhor, amar e servir a Nosso Senhor Jesus Cristo no seu mistério eucarístico, centro da vida da Igreja e da sua missão para a salvação do mundo” (Artigo 2 dos decretos da Comissão pontifical para os Congressos Eucarísticos Internacionais).
Mas todos os Congressos Eucarísticos Internacionais, enquanto acontecimento da Igreja universal, convidam as Igrejas particulares de cada país à uma nova evangelização: anunciar Cristo que se encontra com o seu povo na Eucaristia.

Há dias, o Beato Francisco, pastorinho de Fátima, fez 100 anos.
Ele é um grande exemplo de amor à presença viva de Cristo na Eucaristia, a “Jesus escondido”, como ele, a Jacinta e a Lúcia gostavam de chamar o Santíssimo Sacramento.
Francisco gostava de passar horas esquecidas junto do Sacrário. Ele “passou horas a olhar e a deixar-se olhar, a amar, a ‘consolar Jesus’”.
Doente e acamado, ele dirá muitas vezes à sua prima Lúcia: “Olha, vai à igreja, e dá muitas saudades minhas a Jesus escondido. Do que mais tenho pena é de não poder já ir a estar uns bocados com Jesus escondido”.
Que o pequeno Francisco seja para todos os cristãos, no Quebec e em todo o mundo, um grande exemplo de amor pela Eucaristia.





Oração para o 49º Congresso Eucarístico Internacional

Deus nosso Pai,
nós Te bendizemos e Te damos graças,
por teu Filho Jesus,
dom do teu amor para a vida do mundo.

Olha para a tua Igreja
que celebra na alegria e na esperança
o 49º Congresso Eucarístico Internacional.

Renova a nossa fé na Santa Eucaristia,
memorial da morte e ressurreição de teu Filho.
Que o teu Espírito Santo nos dê a sua luz e a sua força
para sermos fiéis testemunhas do Evangelho.

Alimenta-nos da tua Palavra e do teu Pão de vida
para que, unidos a Maria, Mãe de teu divino Filho e da Igreja,
dêmos muito fruto para a salvação do mundo.
Nós to pedimos por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Ámen.


Imprimatur :
Cardeal Marc Ouellet, arcebispo de Quebec

2 comentários:

Sandra Dantas disse...

Querido amigo,
assim seja!!!

Que todos nós aprendamos a amar verdadeiramente a Eucaristia!!!

Um abraço amigo!

Maria João disse...

Rezemos então!!!!

A Eucaristia é o principal sacramento!!!


beijos em Cristo e Maria