quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

É preciso...

“O jejum físico, que durante algum tempo não estava na modo, aparece hoje como necessário.(…) O jejum físico é uma coisa importante, porque somos corpo e alma, e a disciplina do corpo, a disciplina também material, é importante para a vida espiritual que é sempre uma vida encarnada numa pessoa que é corpo e alma.
Este é um aspecto. Hoje outros aspectos se desenvolvem e se manifestam.
Parece-me que o tempo da Quaresma poderia precisamente ser também um tempo de jejum de palavras e de imagens. Precisamos de um pouco de silêncio, precisamos de um espaço sem um bombardeamento permanente de imagens. Por isso é muito importante hoje tornar acessível e compreensível o significado dos 40 dias de disciplina exterior e interior, para nos ajudar a entender que uma dimensão da Quaresma, esta disciplina física e espiritual, é a de criar espaços de silêncio e também espaços sem imagens, para abrir de novo o coração à verdadeira imagem e à verdadeira palavra.”


Bento XVI aos sacerdotes de Roma 07/02/2008


É preciso...
Jejuar para ter fome de Deus...
Calar-se para deixar Deus falar...
Criar silêncio para escutar Deus...
Fechar os olhos para contemplar a Deus…

2 comentários:

Rodrigo disse...

É, o jejum é uma coisa maravilhosa...Gostasria de ter mais experiências com ele, mas a correria da vida deixa difícil. Você fica sem comer, mas não pensa o quanto deveria em Deus.
Bom final de semana

Maria João disse...

Silêncio... Acabei de chegar de um retiro de silêncio... Como Cristo nos fala nestes momentos...

beijos em Cristo