quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Deus enclausurou Maria

Hoje, a Igreja celebra a “Apresentação da Virgem Maria ao Templo”, recordando também todos os consagrados contemplativos.
Segundo os evangelhos apócrifos do pseudo Tiago e do pseudo Mateus, Maria foi levada ao templo pelos pais, Ana e Joaquim, com três anos de idade e ali permaneceu.
Celebrada desde o século VI no Oriente, e a partir do século XIV no Ocidente, a “Apresentação de Nossa Senhora” é, apesar de pertencer à lenda e não à história, rica em ensinamentos espirituais.

“Deus enclausurou Maria do mundo e consagrou-a ao seu templo, como marca e figura que em breve será consagrada ao serviço de um templo maior e mais sagrado do que este. Ali, na solidão, Ele a protege, a envolve do seu poder, a anima do seu Espírito, a sustenta da sua palavra, a educa com sua graça, a ilumina com suas luzes, a abrasa do seu calor, a visita pelos seus anjos, esperando que Ele mesmo a visite com a sua própria Pessoa; e Ele torna a sua solidão tão ocupada, sua contemplação tão elevada, sua conversa tão celeste, que os anjos a admiram e reverenciam-na como um ser mais divino que humano.
Deus é, e age nela, mais do que ela própria. Ela não pensa mais do que pela sua graça, não se move mais do que pelo seu Espírito, não age mais do que pelo seu amor. O correr da sua vida é um movimento perpétuo que, sem impedimentos, sem relaxamentos, tende para Aquele que é a vida do Pai e que será em breve sua vida, e cujo nome é Vida nas Escrituras (Jo 14, 6). Este termo aproxima e o Senhor está com ela, a enche de Si mesmo e a estabelece numa graça tão rara, que só a ela se lhe ajusta; porque esta Virgem, escondida num canto da Judeia, desconhecida do universo, faz coro a parte na ordem da graça, tão singular ela é.”


Cardeal Bérulle, século XVII






Glória a Ti, Senhor,
neste dia que me é dado para enriquecer a minha vida
e embelezar a dos outros.
Senhor, ajuda-me a viver este dia
em comunhão com os meus irmãos e irmãs contemplativos,
que consagram a vida a louvar e cantar tua Pessoa,
a orar por nós,
a sacrificar-se por nós,
a suplicar por nós,
pelo nosso mundo que luta
esquecendo muitas vezes
que só Tu és a única Fonte de Vida
e o Autor de todo o Bem.
Com estas pessoas consagradas
que vivem constantemente unidos a Ti no claustro,
quero dar graças por tudo o que vem de ti,
ó Deus todo-poderoso.


Sem comentários: