segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A fé é simples

Ontem, as leituras da Eucaristia convidavam os ouvintes a meditar sobre a fé.
Muitos têm fé, outros não.
Mas o que é a fé? O que é preciso para ter fé?
A fé pode ser definida simplesmente como o facto de acolher no seu coração e viver na verdade o que Deus revelou ao homem. Mas é antes de tudo uma confiança total para com alguém: Deus.
Muitos têm fé, mas nem todos da mesma forma. Existem diferentes graus de qualidade na fé, isto é, tudo depende da plenitude da revelação e o grau de adesão que a pessoa tem para com esta mesma fé.
Muitos não a têm porque ninguém lhes falou dela, outros porque dela lhes falaram mal, e alguns endureceram os seus corações quando dela se lhes falou.
A fé é um dom gratuito de Deus…ela é solicitada pelo homem; e como uma planta que precisa de ser tratada, a fé também tem que ser cuidada para crescer. A oração, a leitura da Palavra de Deus, os sacramentos desenvolvem a fé.
Como os apóstolos, devemos pedir constantemente ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
Que Maria, feliz porque acreditou no que lhe foi dito, interceda por nós.

" A fé é a garantia dos bens que esperamos, a prova das realidade que não vemos.”
Carta aos Hebreus 11.1

“A fé é o único meio pelo qual Deus se manifesta à alma naquela divina luz que ultrapassa todo o entendimento. Assim, mais a alma tem fé, mais ela está unida a Deus.”
São João da Cruz

“A fé é uma adesão do coração à verdade eterna, apesar de todas as demonstrações dos sentidos e da razão.”
J-B Bossuet

“A fé é o face a face nas trevas.”
Beata Isabel da Trindade

“A fé é a virtude sobrenatural pela qual a vida eterna já começou em nós .”
São Tomás de Aquino

“Ter verdadeiramente a fé, a fé que inspira todas as acções, esta fé no sobrenatural que despoja o mundo da sua máscara e mostra Deus em todas as coisas; que faz desaparecer as impossibilidades; que faz com que as palavras de inquietação, de perigo, de medo, não fazem mais sentido; que faz caminhar na vida com calma, paz, alegria profunda, como uma criança segurando a mão da mãe (…) esta fé que faz ver todas as coisas à luz de outro dia (…) que deixa despontar a grandeza de Deus e nos revela a nossa pequenez; que nos impele sem hesitação, sem vergonha, sem medo, sem nunca recuar, a tudo o que é agradável a Deus…ai, esta fé é rara!
Meu Deus, dai-me esta fé!
Meu Deus, eu creio mas aumentai a minha fé!
Meu Deus, fazei-me acreditar e amar, peço-Vos em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amen.”
Beato Carlos de Foucauld

“A fé é simples. Cremos em Deus, princípio e fim da vida humana. Cremos nesse Deus que entra em relação connosco, seres humanos, Ele que é nossa origem e nosso futuro. Assim, ao mesmo tempo, a fé é sempre esperança, é certeza que temos um futuro e que não cairemos no vazio. A fé é amor, porque o amor de Deus quer contagiar-nos. Eis a primeira coisa: cremos simplesmente em Deus, que abraça também a esperança e o amor.”
Bento XVI

“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-Vos perdão, para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.”
O Anjo aos pastorinhos de Fátima

1 comentário:

Maria João disse...

A oração individual e colectiva, o anúncio da Palavra de Deus, a solidariedade, a oração, os sacramentos são essenciais para alimentar a nossa fé.

E não esqueçamos o apoio que podemos dar uns aos outros quando a fé parece desaparecer...

beijos em Cristo