terça-feira, 24 de julho de 2007

Rosto de: Charbel Makhlouf

A Igreja de Cristo é bela, porque celebra no seu calendário litúrgico, tantos santos de etnias e culturas diferentes…sinais da presença do Evangelho em todo o mundo!

A 24 de Julho, celebra-se a memória de São Charbel (ou Sarbélio) Makhlouf, símbolo de união entre Oriente e Ocidente.
Beatificado no dia 5 de Dezembro de 1965 e canonizado no dia 9 de Outubro de 1977, foi o primeiro confessor do Oriente venerado de acordo com o procedimento da Igreja Católica.
Libanês, São Charbel foi membro da Ordem Libanesa Maronita e filho da Igreja Maronita.
“Maronita” porque deve o seu nome a um anacoreta oriental, São Maron (Marun), falecido em 410.
A Igreja Maronita, cujo centro se encontra no Líbano, tem como língua litúrgica o aramaico, a língua falada por Cristo; e ao longo dos séculos permaneceu sempre católica, apostólica, romana. Ela foi à única Igreja oriental que ficou sempre ligada ao Santo Padre.

São Charbel, nasceu em 1828, numa pequena aldeia chamada Beka´Kafra, no Líbano.Desde criança sentia-se atraído pelo Senhor.
Gostava de rezar nas grutas para satisfazer a sua sede de Deus.
Aos 23 anos de idade, percebeu que era o momento de se entregar a Deus como monge, na Ordem Libanesa Maronita.
Deixou a sua casa, sem se despedir da mãe e família. Não queria que eles sofressem com a dor da despedida.
Mudou o seu nome de Yússef (José) para Charbel (um mártir do século II). Desse modo, esquecia o passado, morrendo para o mundo e vivendo para Deus. Fez os votos de pobreza, castidade e obediência.
Após seis anos de preparação, foi ordenado sacerdote e passou a viver no mosteiro de Annaya. Jamais se queixou da vida comunitária ou das incompreensões que sofria.
Era profundamente humilde e, anos mais tarde, pediu permissão para viver isolado, como eremita, consagrando-se ao trabalho no campo, à oração e à penitência.
No dia 16 de dezembro de 1898, o P. Charbel ao recitar durante a Missa a prece "Pai da verdade, eis o Vosso Filho, vítima do vosso agrado! Aceitai-o", foi atacado pela paralisia. Depois de dias de agonia, na noite do Natal desse mesmo ano, deixou a vida terrena, e nasceu para o céu.
No mosteiro de Annaya (Líbano), o túmulo de São Charbel é visitado por muitos peregrinos ao longo do ano. Além de muitas graças e curas alcançadas ao visitar o sepulcro do santo eremita, numerosos cristãos afastados dos sacramentos ou mesmo da Igreja, mudam de conduta e adoptam uma vida coerente e cristã.

O insistente apego dos cristãos maronitas pelas montanhas libanesas, faz com que São Charbel, como São Marun (séc IV-V), o Beato Nimatullah Kassab Al-Hardini (séc XIX) e a Beata Rafqa (séc XIX-XX), sejam símbolos de resistência e defesa ao longo de séculos, da fé e identidade cristãs do Líbano no meio de um Islão imponente.

1 comentário:

Maria João disse...

O Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos, organiza de 24 a 28 de Julho uma caminhada jovem a Fátima de oração com e pelo Darfur.

O drama deste povo está a aumentar. As milícias continuam a desrespeitar os direitos humanos. Rezem pelo Darfur. E estejam atentos às várias acções de ajuda em http://jovensemissao.blogspot.com.

Maria João
Fé e Missão
(Missionários Combonianos)