quarta-feira, 18 de julho de 2007

Rosto de: Bartolomeu dos Mártires

Dom Frei Bartolomeu dos Mártires foi muito cedo reconhecido pelo Povo de Deus como o “Arcebispo Santo”... no entanto, poucos portugueses o conhecem.

Bartolomeu do Vale, nascido em Lisboa em 1514, adoptou o nome de Bartolomeu dos Mártires por devoção a Nossa Senhora dos Mártires, em cuja paróquia foi baptizado. Professou aos 15 anos na Ordem de S. Domingos, onde recebeu sólida formação religiosa e doutrinal. Foi Mestre de Filosofia e Teologia nas escolas dominicanas de S. Domingos de Benfica, Batalha e Évora, contribuindo para a renovação dos estudos teológicos em Portugal.


Nomeado Arcebispo de Braga em 1558, entregou-se inteiramente à sua missão episcopal. Chamado a participar no Concílio de Trento, as suas intervenções influenciaram a orientação do Concílio, evidenciando dotes de Pastor zeloso e humilde, vigoroso e competente. S. Carlos Borromeu considerou-o “modelo de bispos e espelho de virtudes cristãs”. Após o regresso, empenhou-se na dedicação pastoral às comunidades da diocese, formação dos ministros do Evangelho, introdução de reformas preconizadas pelo Concílio de Trento e luta pela liberdade da Igreja de Braga face às autoridades civis, entre outros aspectos.


Pediu a resignação do cargo de Arcebispo Primaz em 1581, pedido que foi aceite no ano seguinte. Continuou o trabalho de pregação e de formação catequética, até ao fim da sua vida terrena, a 16 de Julho de 1590, em Viana do Castelo. Desde cedo se espalhou a sua fama de santidade, sendo designado pelo povo de Braga e Viana como “O Santo”.


A proclamação oficial da santidade de Dom Frei Bartolomeu dos Mártires processou-se em ritmo lento. Introduzida a causa de Beatificação em 1631, o reconhecimento da heroicidade das suas virtudes só se verificou em 1845, por decreto do Papa Gregório XVI. Ele só será beatificado em Roma pelo Papa João Paulo II, 411 anos após a sua morte, no dia 4 de Novembro de 2001.

1 comentário:

Uma questão de Vontade(s). disse...

Queiramos nós ir beber à Fonte das fontes, à Vontade das vontades... o mais belo da questão é que falamos todos do mesmo...
Aqui fica mais um endereço para uma visita rápida, se quiser!

http://umaquestaodevontades.blogspot.com/

Abraços em Cristo

P.S. Já agora, se não for chatear muito, como é que se põe musica no blog? desde já obrigado.