segunda-feira, 25 de junho de 2007

Livros...leituras

Em resposta ao desafio que me foi feito pela Maria João do blog “Deus em tudo e sempre”, vou revelar os livros ou pequenas obras literárias que li recentemente ou que me marcaram.

No primeiro lugar, porque é uma presença diária, o Livro dos livros... a “Bíblia”.
Para mim, ela é fonte fresca onde me sacio. Nesta verdadeira biblioteca inspirada pelo Espírito Santo, estão os Evangelhos, e como as duas “Teresas”, a de Ávila e a do Menino Jesus, posso dizer que a sua simples leitura bastaria para a minha vida. Os livros dos “Salmos”, de “Ben Sirá” (“Eclesiástico”) ou as cartas do Novo Testamento me são também muito agradáveis.

Há já algum tempo que li a “História de uma alma” de Santa Teresa do Menino Jesus, mas frequentemente o abro, folheando-o ao acaso, deixando sempre surpreender-me com as belas páginas da “pequena via” da jovem carmelita de Lisieux, que inspiram uma vivência da fé, confiança, amor e abandono a Deus, através dos pequenos gestos, palavras, pensamentos e orações do dia a dia.

Recentemente, li as “Obras espirituais” da Beata Isabel da Trindade, e comecei a ler algumas obras de São João da Cruz. O espírito do Carmelo anda muito à minha volta…não é ele senão outra coisa do que a procura da presença de Deus na vida do homem, a união com Ele, Aquele para o qual devemos todos tender?

“Gritar o Evangelho” do beato Carlos de Foucauld, “Como amar a Deus” do Padre Antoine Crozier e a Encíclica “Haurietis aqua” de Pio XII (só para citar estes) figuram nas leituras feitas há poucos dias.

Com um espírito muito curioso, é-me muito habitual imprimir folhas de citações, artigos, textos, meditações que vou encontrando na internet…amontoando assim em “formato A4”, tesouros de conhecimento em algumas áreas. Não são livros propriamente dito, mas tudo compilado até parecem.
Boas leituras para todos!

Convido estes três bloguistas, se assim eles quiserem e só para chatear estes, a partilhar connosco as suas leituras:
Estorias da carochinha
Reflexões
Silêncio para Deus

3 comentários:

Ana Pinto Leite disse...

Obrigada pelo convite, que aceitei.
Boa semana,

Ana

Maria João disse...

Boas leituras!

Que estejas sempre com Deus!

beijos em Cristo

joaquim disse...

Caro sedente
Já aqui não vinha há muito tempo e assim passo e deixo um
abraço em Cristo