sexta-feira, 30 de Março de 2007

10 perguntas sobre a Semana Santa e a Páscoa

1. O que é a Semana Santa?
A Semana Santa é a última semana da Quaresma, na qual a Igreja se prepara para a Páscoa, meditando os últimos dias da vida de Cristo. Tem início no Domingo de Ramos e termina com o Tríduo Pascal.

2. O que é o Domingo de Ramos?
É o último domingo da Quaresma, antes da Páscoa, no qual é recordado, com a bênção e a procissão dos ramos, a entrada gloriosa de Cristo humilde em Jerusalém.

3. O que é o Tríduo Pascal?
O Tríduo Pascal é o ponto culminante do ano litúrgico, que se estende nos 3 dias da 5ª-feira Santa à Páscoa, no qual a Igreja celebra os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

4. O que é celebrado na 5ª-feira Santa?
Tradicionalmente, de manhã, o Bispo e todos os sacerdotes da diocese, concelebram a Missa Crismal onde os óleos santos são benzidos.
Ao fim do dia, dá-se início ao Tríduo Pascal, com a Missa da Ceia do Senhor que lembra a instituição da Eucaristia e o lava-pés de Jesus aos apóstolos.

5. O que acontece no fim da Missa da Ceia do Senhor?
As hóstias consagradas na Missa são guardadas num sacrário provisório, para serem distribuídas na 6ª-feira Santa. Os sinos calam-se até à Vigília Pascal, retira-se a toalha da mesa do altar, e os fiéis deixam a igreja em silêncio como sinal de respeito, pois é a noite em que Jesus, em agonia no horto, é traído e preso pelos soldados, prenúncio dos acontecimentos da 6ª-feira Santa.

6. O que comemoramos na 6ª-feira Santa?
A Igreja não celebra a Eucaristia mas a Celebração da Paixão do Senhor, na qual a cruz, elemento principal deste dia, é adorada pelos fiéis.
A 6ª-feira Santa lembra a condenação, os maus-tratos, o caminho da cruz (Via-sacra), a crucificação, a morte e a sepultura que Jesus aceitou para nossa redenção.
É dia de jejum e abstinência, de alguma tristeza e recolhimento, e é aconselhável guardar algum silêncio pelas 3 horas da tarde, hora da morte do Senhor.

7. O que é o Sábado Santo?
É um dia de silêncio e espera.
Não se pode celebrar os sacramentos do Baptismo e do Matrimónio. A partir do pôr-do-sol, a Igreja começa a celebração da Ressurreição do Senhor com a Vigília Pascal.

8. O que é a Vigília Pascal?

A Vigília Pascal é a noite santa, “mãe de todas as santas vigílias”, na qual a Igreja aguarda a Ressurreição de Cristo com expectativa vigilante e jubilosa.

9. O que acontece na Vigília Pascal?
- Bênção do lume e do círio pascal, símbolo da luz de Cristo ressuscitado.
- Anúncio da Páscoa e leitura das grandes etapas da História da Salvação na liturgia da Palavra.
- Volta-se a cantar o “Glória”, a ouvir os sinos, e entoa-se o cântico pascal por excelência: o “Aleluia”.
- Bênção da água baptismal, profissão de fé, e baptismo dos catecúmenos (pessoas que se prepararam para o Baptismo ao longo da Quaresma).
- Liturgia eucarística.

10. O que celebra a Igreja no Domingo de Páscoa?
A Igreja celebra, com grande alegria, o dia mais importante de todo o ano litúrgico: a Ressurreição do Senhor. A Páscoa é o triunfo de Cristo sobre a morte, que aparece vivo aos apóstolos e às santas mulheres. É fonte de júbilo e de esperança para os cristãos. Com a Páscoa inicia-se o Tempo Pascal.

Sem comentários: