quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Quaresma

O ano passado, no quadro da actividade pastoral da minha paróquia, foi distribuido uma pagela sobre o tempo da Quaresma que ajudou certamente aqueles que a leram a lembrar, ou para alguns descobrir, o sentido e como viver este tempo litúrgico que marca fortemente a vida dos cristãos. Para vos ajudar...

1. O que é a Quaresma?
O tempo da Quaresma é o período de 40 dias, ao longo dos quais a Igreja propõe aos fiéis o exemplo de Cristo no deserto, e convida-os a preparar, com espírito de penitência, a celebração da Páscoa.

2. O que é a penitência?
A penitência é o conjunto de actos interiores e exteriores de uma pessoa, em visto à reparação dos pecados cometidos e à mudança de vida.

3. Como se manifesta a penitência?
A Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja recomendam o jejum, a oração e a esmola como formas de penitência.

4. Quais são os dias e tempos de penitência?
Todas as 6ª-feiras do ano e o tempo da Quaresma.

5. Quando ocorre a Quaresma?
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa da Ceia do Senhor (5ª-feira Santa).

6. O que é a Quarta-feira de Cinzas?
É o início da Quaresma, dia de jejum e abstinência, no qual se recebe na Missa, as cinzas dos ramos benzidos no Domingo de Ramos do ano precedente.

7. O que simbolizam as cinzas?
As cinzas simbolizam a condição mortal e pecadora de quem as recebe, e que com humildade e sinceridade de coração, deseja converter-se e acreditar no Evangelho.

8. Quais são os frutos de uma “boa” Quaresma?
Se a Quaresma for bem vivida, consegue-se uma verdadeira conversão e a melhor preparação para a celebração da festa mais importante do ano: a Páscoa da Ressurreição do Senhor.

9. O que é a conversão?
A conversão é a reconciliação com Deus, que exige o arrependimento, a confissão dos pecados e o firme propósito de mudar tudo o que não agrada a Deus.

10. Como conseguir a conversão?
1- Aproximar-se do Sacramento da Reconciliação (ou Penitência) e fazer uma boa confissão.
2- Ultrapassar as discórdias pelo perdão e crescer no espírito fraterno.
3- Praticar as Obras de Misericórdia.

11. Quais são as obrigações de um católico na Quaresma?
O cristão católico deve cumprir o preceito do jejum e da abstinência, a confissão e a comunhão anual.

12. Em que consiste o jejum?
O jejum consiste em fazer uma única refeição diária, e uma alimentação ligeira às horas das outras refeições.
A lei do jejum é obrigatória em 4ª-feira de Cinzas e na 6ª-feira Santa, para todos os maiores de idade até aos 59 anos. Os doentes estão dispensados.

13. Em que consiste a abstinência?
A abstinência consiste em escolher uma alimentação simples e pobre, e renunciar ao luxo e ao esbanjamento. Tradicionalmente (e recomendável), a abstinência é de carne, mas poderá ser substituída pela privação de outros alimentos e bebidas. A partir dos 14 anos, todos os fiéis são obrigados a cumprir a lei da abstinência à 6ª-feira.

15. Recomenda-se juntar ao jejum, as outras formas de penitência?
É aconselhável aos cristãos não limitar-se a uma só forma de penitência mas antes a praticá-las todas, pois o jejum, a oração e a esmola completam-se em ordem à caridade.

16. Como cumprir o preceito penitencial na oração?
Através de exercícios de oração mais prolongados e generosos, tais como: a Via-Sacra, o Rosário, a participação na Missa, a leitura prolongada da Bíblia...

17. E o que se refere à esmola?
Pode-se cumprir este preceito através da partilha de bens materiais com quem necessita, segundo as posses de cada um, significando uma verdadeira renúncia a algo que se tem ou a gastos dispensáveis (tabaco, álcool etc...). A Sagrada Escritura diz-nos: “A caridade cobre uma multidão de pecados” (1Ped 4, 8)

18. A Quaresma, a penitência, o jejum, a oração, a esmola serão assim tão necessários?
A Igreja pede aos fiéis de fazer penitência, não para castigá-los, mas para ajudá-los a mudar. É uma maneira de convidá-los a deixar o orgulho, o egoísmo e a discórdia que impedem a comunhão com Deus e com o próximo.
A Quaresma é assim o tempo ideal para fazer surgir em nós o homem novo que nasce da morte e ressurreição de Cristo.

1 comentário:

J disse...

Sedente,

Gostei imenso mesmo do que post, esclareceu-me imensas duvidas e ajudou a aprofundar o meu conhecimento sobre a Quaresma obrigado!

Um grande beijinho em Cristo