sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

O crucifixo

A Quaresma é “um tempo de exercitar o amor a Deus e aos outros de maneira mais intensa. Neste ano, o Santo Padre recomenda que fixemos o Crucifixo: ‘Hão-de olhar para Aquele que trespassaram.’ (Jo 19, 37)


O Crucifixo pode ser visto do nosso lado de pecadores, de baixo para cima, e pode ser visto do outro lado, do lado de Deus, de cima para baixo. Fomos educados a ler a crucifixão de Jesus do lado humano, confessando que Jesus morreu por nossa causa, vítima dos nossos pecados. O Papa recomenda que neste ano a vejamos do outro lado, do lado de Deus, reconhecendo o amor que Deus nos tem, maior que os nossos pecados. (…)
Nesta Quaresma, peço aos párocos que coloquem em relevo na igreja um Crucifixo estimado pelo povo, adornem-no de modo conveniente, afectivamente. Os pais façam o mesmo em suas casas.
Haja um esforço de atenção ao fazer o Sinal da Cruz cujas palavras unem o mistério da Cruz à Trindade, tornando assim claro que no amor de Jesus Crucificado se reflecte o amor do Pai e do Espírito Santo.”


Mensagem para a Quaresma de D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real

1 comentário:

Maria João disse...

Como dizia a minha catequista, o Sinal da Cruz é uma oração. Não deve ser feito de qualquer forma. Estamos a pedir a presença de Deus. É uma das formas como chamamos os nosso Pai do Céu.