terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Na terra do sol nascente

O povo de Deus é realmente universal, não podia ser de outra forma, e se estamos habituados à nossa realidade cristã da Europa, não podemos esquecer que nos quatros cantos do planeta estão discípulos de Cristo.

Hoje, a Igreja celebra a memória de um jesuíta japonês, São Paulo Miki, e dos seus 25 companheiros que foram feitos prisioneiros, submetidos à tortura e depois crucificados. 6 deles eram missionários franciscanos, 3, jesuítas, e os outros, leigos. Entre eles, 3 eram adolescentes de 11 a 15 anos de idade.
Todos sofreram o martírio em 1597, na cidade de Nagasaki, que 4 séculos mais tarde, a 9 de Agosto de 1945, seria destruída pelo armamento nuclear norte-americano no decorrer da IIª Guerra Mundial.
Estes mártires foram canonizados no Pentecostes de 1862 pelo Papa Pio IX .


Os católicos do Japão são 445 mil entre 126 milhões de habitantes.
Hoje, os que seguem Cristo guiados pelo Papa, são tantos quantos eram no fim do ano de 1500, quando a pregação de São Francisco Xavier e dos jesuítas implantou o Evangelho na terra do sol nascente.
Por causa de sua história, o catolicismo japonês se tornou tradicional, formal e estagnou…não vê com muito bons olhos o Concílio Vaticano II.
Neste sistema, os imigrantes católicos (coreanos, chineses, brasileiros) que representam metade de toda a Igreja no Japão, ocupando as cadeiras vazias das paróquias japonesas, são tratados como “hóspedes” pelos nativos.
Além das barreiras da língua e da cultura, as diferenças entre as tradições católicas não permitem uma boa interacção entre japoneses e migrantes.

Venha sobre a Igreja do Japão, o Espírito de Pentecostes, unir aqueles que acreditam em Cristo, fazendo das diferenças dos seus membros, não um obstáculo, mas uma riqueza para a vivência do Evangelho.



Os números do catolicismo

Católicos japoneses: 445.000
Dioceses: 16
Bispos: 25
Sacerdotes japoneses: 970
Religiosas: 6.430
Missionários japoneses no exterior: mais de 300
Missionários estrangeiros no Japão: 739
Seminários diocesanos: 3
Universidades católicas: 13 com 35.600 alunos

3 comentários:

Maria João disse...

Obrigado por este post. É sempre bom conhecer outras realidades.

Danilo disse...

Sei que a fecundidade nem sempre se expressa em números. Mas esses dados os inspiram a pedir ao Senhor que faça brotar muitos santos no Japão, pois o Evangelho deve ser anunciado em primeira pessoa.

J disse...

Sedente,

Não tinha noção dessa realidade, obrigado por partilhares.

Um grande beijinho em Cristo