sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Mais diálogo ecuménico

Bento XVI e o Primaz Christodoulos, da Igreja Ortodoxa da Grécia, assinaram ontem, quinta-feira 14 de Dezembro, no Vaticano, uma Declaração comum em que assumem a necessidade de, através de um “diálogo teológico construtivo”, se procurar “restabelecer a plena unidade” entre os cristãos.

O documento indica que a unidade é essencial para “anunciar Cristo ao mundo, sobretudo às novas gerações”, exortando os líderes religiosos a trabalharem pelo diálogo entre religiões. Nesse sentido, é pedido que se combata a intolerância e a violência religiosa. “As religiões têm um papel a desempenhar para assegurar o surgimento da paz no mundo e não devem, de forma alguma, fomentar a intolerância e a violência”, referem.

Para além das questões teológicas e doutrinais, a Declaração refere-se a temas da actualidade, como os progressos da investigação científica, deixando um convite a que se respeite “o carácter sagrado da pessoa humana”. Ambos manifestam inquietação perante práticas científicas que implicam “experimentações com seres humanos que não respeitam a dignidade e a integridade da pessoa humana em todos as etapas da existência”.

O Santo Padre e o Primaz grego demonstram assim o “desejo de colaborar para o desenvolvimento da sociedade, numa cooperação construtiva para o serviço dos povos e do ser humano”.


Icone dos Apóstolos Pedro e Paulo simbolizando o diálogo ecuménico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.

1 comentário:

Maria João disse...

Viva a união por Cristo e em Cristo!

Que este encontro leve a uma maior Paz entre as religiões. Só assim, se pode transmitir a Palavra de Deus. Se a Igreja não se mostra unida, como pode transmitir a Palavra de Deus?


beijos em Cristo