sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Fé em debate na Antena 3

Um dia desta semana, estava eu a conduzir o carro e a ouvir na rádio, o programa da Antena 3, “Prova Oral”, que debatiam sobre religião…não sei exactamente o tema, mas falava-se de fé e de catolicismo. Além da pouca cultura religiosa dos locutores, e não é pejorativo quando escrevo isso, mas um constato, alias, eles afirmavam não frequentar as igrejas fora dos casamentos dos amigos, nem interessar-se por Deus, desde que deixaram de ser obrigados a ir à catequese, fiquei triste e chocado, com o testemunho dos cristãos, daqueles que ouvi, que ligaram para dar a opinião deles.
De facto, afirmavam-se crentes, católicos, mas, pareciam saber pouco mais daquilo que os apresentadores do programa conheciam sobre Cristo e a Igreja.
A fé e a coerência da vida que ela implica, a relação intima com Deus, a vida no seio da Igreja, que não é perfeita, isso sabemos todos, mas nem por isso deve ser considerada como uma fachada de bons costumes, eram menosprezadas a favor destas afirmações:
- “Acredito porque sou português e um bom português é católico.”
- “Tenho fé, sou livre, faço o que me apetece”, ora isso não é parecido com a liberdade que Deus nos deu, mas com libertinagem
- “Não faz mal pecar, até tenho orgulho disso, no fundo o que interessa é amar a Deus”. Ora como é que alguém pode dizer que ama a Deus se não quer ouvi-Lo, nem se empenhar em cumprir a sua Lei, e ter orgulho em transgredi-la.
- No Vaticano, tudo é revestido de ouro e é o estado mais rico do mundo.
- A Mãe de Jesus deixou de chamar-se Maria…agora é Fátima.
Enfim, estes são algumas das ideias que foram transmitidas pelos nossos cristãos no meio de tantos outros preconceitos ou faltas enormes de conhecimento e de adesão verdadeira à fé.
Muitos cristãos estagnam no descobrimento de Deus, contentam-se com os saberes que adquiriram na catequese, na família, na tradição religiosa do país…saberes da infância, para crianças, que necessitam de actualização para a idade adulta...e isso, não vai contra o caminho da infância de Santa Teresa do Menino Jesus, que consiste na confiança simples em Deus, à maneira dos mais pequeninos, mas numa fé clara e percebida.
Resta à Igreja, hierarquia e leigos, que querem à sério viver e proclamar o Evangelho como família de crentes, fomentar um cristianismo iluminado, consciente, sempre com aquelas dúvidas que humanamente são normalíssimas…quem consegue encaixar na cabecinha o grande mistério do Deus infinito, mas vivido “com as tripas”, porque mais do que nunca, num mundo que rotula, que conhece o outro através do preconceito e das falsas verdades estabelecidas, a Boa Nova de Jesus tem que ser anunciada pelas palavras e acções certas, que o Espírito Santo inspira aos corações abertos à sua acção.

4 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Amigo!!!!

Obrigado pela visita! E sim eu vou lonkar o teu blog! O qual gostei muito, e sim vamo-nos empenhar no crescimento desta comunidade católica na net!!

Beijinhos!!!
:))

Elsa Sequeira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nahar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nahar disse...

Cheguei ao teu blog por uma amiga minha. Goatei bastante e a música que passa é uma das minhas preferidas. Vou passando por cá.

Abraço forte em Cristo