quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Eis o ouro...

«Os Magos oferecem ouro, incenso e mirra.
O ouro convinha a um rei, o incenso era apresentado a Deus em sacrifício, e é com a mirra, que os corpos dos mortos eram embalsamados.
Os Magos proclamam portanto, com os seus presentes simbólicos, quem é Aquele que eles adoram.
Eis o ouro, pois é um rei; eis o incenso, pois é um Deus; eis a mirra, pois é um mortal.
Existem hereges que acreditam na sua divindade, sem acreditar que o seu reinado se estende por toda a parte. Oferecem-Lhe o incenso, mas não querem dar-Lhe também a ouro.
Há outros que reconhecem a seu realeza, mas negam a sua divindade. Oferecem-Lhe o ouro, mas recusam dar-Lhe o incenso.
Outros confessam tanto a sua divindade como a sua realeza, mas negam que Ele assumiu a carne mortal. Oferecem-Lhe ouro e incenso, mas não querem dar-Lhe a mirra, símbolo da condição mortal que Ele assumiu.



Por nós, ofertamos o ouro ao Senhor que vem de nascer, afirmando que Ele reina em toda parte; oferecemos-Lhe o incenso, reconhecendo que Aquele que veio no tempo é Deus antes de todos os tempos; oferecemos-Lhe a mirra, confessando que Aquele que acreditamos inabalável na sua divindade, também se tornou mortal, assumindo a nossa carne.»

São Gregório Magno, Homilia para a Epifania

3 comentários:

brasilva disse...

Sou participante da campanha dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, tenho uma vocação de montar presépio, gostei destes artigos, e vonvido para visitar os meus blogswww.sebastiaobrasilva.blogspot.com.br
www.smsbrasilva.blogspot.com.br
www.psdbrasilva.blogspot.com.br
que tem muitos assuntos religiosos e familiar. aguardo vossa visita.

guiomar disse...

eu sinto sede de DEUS e com certesa todos devem ter, pois aquele que diz não ter essa sede não é humano, se bem que ultimamente com tantas coisas acontecendo no mundo eu já tenho as minhas dúvidas em relação aos que se dizem ser filho de DEUS,.

guiomar disse...

todos nós temos sede de DEUS, e aquele que não tem a sede de DEUS não é e nem pode ser humano. minha gente sede de DEUS é no mínimo sentir vontade de vê -lo tocá-lo sentir a sua presença, o teu sopro em nosso ouvido nos camando pra perto dele.