quinta-feira, 9 de julho de 2009

Fé adulta

«A expressão "fé adulta", nas últimas décadas, tornou-se um slogan difundido. Ouvimo-lo com frequência no sentido da atitude de quem já não dá ouvidos à Igreja e aos seus Pastores, mas escolhe autonomamente aquilo em que quer acreditar ou não portanto, uma fé "ad hoc" (que mais lhe convém). E é apresentada como "coragem" de se expressar contra o Magistério da Igreja.
Na realidade, todavia, para isto não é necessária coragem, porque se pode ter sempre a certeza do aplauso público. Pelo contrário, é necessária coragem para aderir à fé da Igreja, não obstante ela contradiga o "esquema" do mundo contemporâneo. (…)
A fé adulta não se deixa transportar aqui e ali por qualquer corrente. Ela opõe-se aos ventos da moda. Sabe que estes ventos não constituem o sopro do Espírito Santo; sabe que o Espírito de Deus se expressa e se manifesta na comunhão com Jesus Cristo.(…)
O poder da fé, o poder de Deus é a verdade. A verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos torna-se visível, quando olhamos para Deus.»


Bento XVI, 28/06/2009


Meu Deus,
creio firmemente tudo o que Vós revelastes
e a Santa Igreja Católica nos ensina,
porque não podeis enganar-Vos,
nem enganar-nos.

1 comentário:

Marinilce disse...

Bela postagem.
Percebo que muitos acreditam no que lhe convem. Pocuram "pegar" da religião e o "pior", do Santo Evangelho, o que somente lhe convem. Difícil perceber e acolher o Deus vivo desta forma porque veem com os olhos corporais, do mundo e não com os olhos espirituais, deixando o Senhor olhar através de nós.
Peço que o Senhor nos dê uma fé firme e certa para deixá-Lo diariamente agir em nossos corações, abrindo-o a sua graça para que busquemos as coisas do alto através dos lhos espirituais, a perfeita alegria e a suma verdade.
Paz e Bem.