domingo, 3 de maio de 2009

Nos seus passos, como Ele

«Jesus Cristo quer apascentar na pessoa dos pastores, e os pastores na pessoa de Jesus Cristo. Os pastores glorificam-se, mas quem se gloria deve gloriar-se em Jesus Cristo.
Apascentar por Cristo, apascentar em Cristo e apascentar com Cristo, não é apascentar para si mesmo senão para Cristo. (...)
Todos os pastores devem por isso o ser num só Pastor, todos devem senão fazer ouvir a voz d'Ele às ovelhas, para que as ovelhas sigam o seu único Pastor, e não este ou aquele; todos devem ter n’Ele o mesmo discurso sem pronunciar ensinamentos distintos.»


S. Agostinho, Padre e Doutor da Igreja
Sermão XLVI. O único Pastor.




O 4º Domingo da Páscoa é tradicionalmente chamado “Domingo do Bom Pastor”, pois o Evangelho deste dia convida-nos a reflectir de modo particular na imagem do Pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas. Jesus quis que nos seus passos, como Ele, houvesse uma multidão de pastores, que, por sua vez, desse a sua vida para guardar as ovelhas e trazer de volta aquelas que se perderam.
Ele quis que cada sacerdote se assemelhasse com Ele, cumprisse com a sua graça a tarefa de conduzir o seu rebanho para as pastagens do Céu...os Sacramentos da Igreja são feitos para isto.
O “Domingo do Bom Pastor” é por isso um dia especial para os homens que se colocaram ao serviço exclusivo do Bom Pastor que é Cristo. Rezemos fervorosamente pelos exigentes e difíceis desafios e responsabilidades da cada pastor, e que no mundo haja muitos e santos sacerdotes!

1 comentário:

Sandra Dantas disse...

Rezemos pois para que assim seja!

Um abraço amigo!