segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Nas nossas mãos o brilho das velas

Hoje, a Igreja celebra a Apresentação do Senhor no Templo.
Antes da reforma litúrgica era chamada festa da Purificação de Nossa Senhora, e popularmente é conhecido como festa de Nossa Senhora da Candelária, das Candeias e de tantos outros títulos que Maria tem e são lembrados neste dia.
A festa de hoje é das mais antigas que existem no cristianismo.
Quatro séculos depois do nascimento de Jesus, já se faziam procissões, pregações e celebrações muito solenes. Hoje, no início da Eucaristia, velas trazidas pelos fiéis são benzidas e acesas em honra de Cristo que vem como luz das nações.
A Igreja escolheu o 2 de Fevereiro como Dia da Vida Consagrada.



«Levemos em nossas mãos o brilho das velas, para significar o esplendor divino d’Aquele que Se aproxima e ilumina todas as coisas, dissipando as trevas do mal com a sua luz eterna, e também para manifestar o esplendor da alma, com o qual devemos correr ao encontro de Cristo.
Assim como a Virgem Mãe de Deus levou ao colo a luz verdadeira e a comunicou àqueles que jaziam nas trevas, assim também nós, iluminados pelo seu fulgor e trazendo na mão uma luz que brilha diante de todos, devemos acorrer pressurosos ao encontro d’Aquele que é a verdadeira luz. (…)
Eis que veio a luz verdadeira, que ilumina todo o homem que vem a este mundo. Todos nós, portanto, irmãos, deixemo-nos iluminar, para que brilhe em nós esta luz verdadeira.
Nenhum fique excluído deste esplendor, nenhum persista em continuar imerso na noite, mas avancemos todos resplandecentes; iluminados por este fulgor, vamos todos juntos ao seu encontro e com o velho Simeão recebamos a luz clara e eterna; associemo-nos à sua alegria e cantemos com ele um hino de acção de graças ao Pai da luz, que enviou a luz verdadeira e, afastando todas as trevas, nos fez participantes do seu esplendor.»


Dos Sermões de São Sofrónio, bispo do século VII

2 comentários:

Maria João disse...

Que a vela ilumine quem está numa profunda depressão!

Passa pelo meu cantinho e reza por quem pensa em acabar com a vida.

Ecclesiae Dei disse...

Amém! Que belo sermão!