quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Este vosso “hoje” não se afasta do “amanhã” nem sucede ao ontem

«Ó Deus, precedeis todo o passado, alteando-Vos sobre ele com a vossa eternidade sempre presente. Dominais todo o futuro porque está ainda para vir. Quando ele chegar, já será pretérito. Vós, pelo contrário, permaneceis sempre o mesmo e os vossos anos não morrem. Os vossos anos não vão nem vêm. Porém, os nossos vão e vêm, para que todos venham. Todos os vossos anos estão conjuntamente parados porque estão fixos, nem os os anos que chegam expulsam os que vão porque estes não passam. Quanto aos nossos anos, só poderão existir todos quando já todos não existirem. Os vossos anos são como um só dia e o vosso dia não se repete, de modo que possa chamar-se quotidiano, mas é um perpétuo “hoje” porque este vosso “hoje” não se afasta do “amanhã” nem sucede ao ontem. O vosso “hoje” é a eternidade. Por isso, gerastes co-eterno o vosso Filho, a quem dissestes: ‘Eu hoje te gerei’.


Criastes todos os tempos e existis antes de todos os tempos. Não é concebível um tempo em que possa dizer-se que não havia tempo.
Não houve tempo nenhum em que não fizésseis alguma coisa, pois fazíeis o próprio tempo. Nenhuns tempos Vos são co-eternos porque Vós permaneceis imutável, e se os tempos assim permanecessem, já não seriam tempos.»


S. Agostinho, Confissões Livro XI,13-14


Boas entradas! Próspero Ano 2009!

2 comentários:

Fá menor disse...

Neste Novo Ano:
"O Senhor te abençoe e te proteja.
O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face
e te seja favorável. e te conceda a paz".

Bom Ano!

Beijinhos

Madeleine K disse...

Caro irmão em Crsito, sim, que nosso hoje seja sempre permeado de Eternidade, posto que a Eternidade é a única realidade aos que deveras amam. Um Santo Ano Novo, pleno do Amor de Deus a vc e todos os seus!Abços em Jesus e Maria!