quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Pareceu-me ouvir um ruído

A 27 de Novembro de 1830, pelas 17:30 horas, durante a oração, Catarina Labouré, religiosa das Filhas da Caridade, na Capela do Convento da “Rue du Bac”, em Paris…
«Pareceu-me ouvir, do lado da galeria, um ruído como o roçar de um vestido de seda. Ao olhar para esse lado, vi Nossa Senhora à altura do quadro de São José. Estava de pé. Tinha estatura mediana, e a sua face era tão bela que me seria impossível dizer a sua formosura.
O seu vestido era branco-aurora fechado até ao pescoço e com mangas lisas. Um véu branco cobria-lhe a cabeça e descia de cada lado até aos pés.(...)
O rosto estava bastante descoberto, os pés pousados sobre uma meia esfera. As mãos, erguidas à altura do estômago, seguravam de modo gracioso uma esfera de ouro que representava o globo terrestre. Os olhos, tinha-os voltados para o céu…
De repente notei, nos seus dedos, anéis onde estavam incrustadas belíssimas pedras preciosas, cada uma mais linda que a outra, algumas maiores, outras menores, a lançar raios para todos os lados, cada qual mais belo que o outro. (…)
No momento em que eu a contemplei, Nossa Senhora baixou os olhos, fitando-me, e ouviu-se uma voz:
‘Esta esfera que vês representa o mundo inteiro (…) e cada pessoa em particular (…).’
É me impossível dizer o que senti e o que vi nesse instante: uma cintilação de raios, tão maravilhosos!



‘Estes raios são o símbolo das graças que eu derramo sobre as pessoas que mas pedem’, acrescentou Nossa Senhora, fazendo-me compreender quão agradável é rezar-lhe, quanto generosa para com aqueles que a ela recorrem, quão numerosas são as graças que concede às pessoas que lhas imploram, e quanta alegria sente em concedê-las. (…)
Formou-se então, em torno de Nossa Senhora um quadro um pouco oval, no alto do qual estavam escritas em letras de ouro as seguintes palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.”
A voz fez-se ouvir novamente:
‘Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança.’
De repente, o quadro pareceu girar e vi o reverso da medalha: no centro, o monograma da Santíssima Virgem, composto pela letra M encimada por uma cruz, a qual tinha uma barra na sua base. Em baixo figuravam os Corações de Jesus e Maria, o primeiro coroado de espinhos, e o outro, trespassado por um gládio.»


Santa Catarina Labouré (1806-1876)


«Desde o primeiro momento, (esta medalha) foi um instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, protecções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo ‘medalha milagrosa’.»

Pio XII


Para saber mais sobre as Aparições de Nossa Senhora a Catarina Labouré e sobre a Medalha Milagrosa, basta clicar

1 comentário:

Ecclesiae Dei disse...

Cada vez que leio sobre a aparição de Nossa Senhora das Graças me toca profundamente o coração!
Obrigado por partilhar conosco.
Abraços e bom fim de semana