sábado, 18 de outubro de 2008

Um tempo para a Lectio divina

«Faz com que o lugar da Lectio divina e a hora do dia te permitam também o silêncio exterior, preliminar necessário ao silêncio interior. “O Mestre está aqui e chama por ti” (Jo 11,28), e para ouvir a sua voz, deves calar as outras vozes; para escutar a Palavra, deve baixar o tom das tuas palavras. Há períodos mais adaptados ao silêncio do que outros: o coração da noite, de manhã cedo, ou tarde na noite… Vê segundo o teu horário de trabalho, mas permanece fiel a este tempo e determina-o na tua jornada uma vez por todas. Não é sério ir ter com o Senhor na oração somente quando tens uma vaga nos teus compromissos, como se o Senhor fosse um “tapa-buracos”. E não digas nunca: ‘Não tenho tempo’, porque é como se te declarasses idólatra: o tempo da jornada está ao teu dispor, não és tu que deves ser escravo do tempo.
Envolve-te então no silêncio, e o tempo da Lectio divina pautará a tua vida. Sabes que é necessário orar sem cessar (1Tes 5,17), sem nunca te cansar, mas também sabes que é preciso tempos definidos, explícita e visivelmente dedicados à oração, para recordar Deus ao longo do dia.
És um enamorado do Senhor, ou procuras sê-lo? Então não te descuidarás em Lhe consagrar um pouco do tempo que dás habitualmente, todos os dias e sem fadiga, à tua mulher, aos teus próximos ou aos teus amigos.»


Enzo Bianchi, Prior do Mosteiro Ecuménico de Bose,
Orar a Palavra, uma introdução à Lectio divina

1 comentário:

Maria João disse...

"És um enamorado do Senhor?"

Boa pergunta...


beijos em Cristo e Maria