quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Desde o seu nascimento, cada alma tem...

«Tão grande é a dignidade das almas que cada uma, desde o seu nascimento, tem um anjo da guarda.»


São Jerónimo

«Entre os anjos, uns são colocados para guarda das nações, outros para acompanhar os fiéis…Que cada fiel tenha um anjo para o orientar, como mestre e guia; este é o ensinamento de Moisés (cf Gn 48,16).»

São Basílio

«Em qualquer casa, em qualquer sítio onde estiverdes, respeitai o vosso bom anjo, porque ele está presente; ele está bem próximo de vós; ele não está somente convosco, mas ele está para vós, procurando proteger-vos e ser-vos útil.
Com um anjo ao vosso lado, que poderíeis temer? O vosso anjo não se pode deixar vencer, nem enganar; ele é fiel, prudente, poderoso: porque então temer?
Se alguém tivesse a felicidade de ver cair o véu que lhe cobre os olhos, veria com que cuidado, com que solicitude os anjos estão no meio daqueles que oram, dentro daqueles que meditam, no leito daqueles que descansam, na cabeça daqueles que governam e mandam.»

São Bernardo



«Os anjos são os nossos guias, não somente levam a Deus os nossos recados, mas também nos trazem os que Deus manda. Eles alimentam as nossas almas com as suas doces inspirações e comunicações divinas; como bons guias, eles nos protegem e defendem contra os lobos, isto é contra os demónios.
Pelas suas secretas inspirações, os anjos concedem à alma um conhecimento maior de Deus; abrasam-na assim de uma viva chama de amor por Ele, podendo deixá-la toda ferida de amor.»

São João da Cruz


Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
pois a ti me confiou a piedade divina,
hoje e sempre me rege,
governa, guarda e ilumina.
Ámen.

1 comentário:

joaquim disse...

Belissimas citações, amigo sedente, num tempo em que tanta gente, mesmo cristãos católicos?, fazem troça dos Anjos.

Abraço amigo em Cristo