quinta-feira, 10 de julho de 2008

Retemperar

Com o Mês de Julho, inicia-se o período das férias das sociedades ocidentais.
Só depois das Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrerão de 15 a 20 de Julho em Sydney (Austrália), que Bento XVI gozará as suas férias de verão (de 28 de Julho a 11 de Agosto), na localidade tirolesa de Bressanone, da região italiana de Trentino-Alto Adige.
Para quem parou neste blog, de férias ou esperando por elas, uma palavra do Santo Padre sobre este período de descanso estival.

«No mundo em que vivemos, torna-se quase uma necessidade poder-se retemperar no corpo e no espírito, especialmente para quem vive na cidade, onde as condições de vida, muitas vezes frenéticas, deixam pouco espaço ao silêncio, à reflexão e ao contacto descontraído com a natureza.

Além disso, as férias são dias durante os quais nos podemos dedicar mais prolongadamente à oração, à leitura e à meditação acerca dos significados profundos da vida, no contexto sereno da própria família e das pessoas queridas. O tempo das férias oferece oportunidades únicas para parar diante dos espectáculos sugestivos da natureza, maravilhoso "livro" que está ao alcance de todos, grandes e pequeninos. No contacto com a natureza, a pessoa reencontra a sua justa dimensão, redescobre-se criatura, pequena mas ao mesmo tempo única, "capaz de Deus" porque interiormente aberta ao Infinito. Estimulada pela busca de sentido que se torna urgente no seu coração, ela percebe no mundo que a circunda a marca da bondade, da beleza e da providência divina e quase naturalmente se abre ao louvor e à oração.»

Bento XVI, Angelus no Vale de Aosta, 17 de Julho de 2005

Sem comentários: