terça-feira, 20 de maio de 2008

Todos querem ser jovem

«No nosso coração devemos todos permanecer jovens! É belo ser jovem e hoje todos querem ser jovem, permanecer jovem, e mascaram-se de jovem, mesmo se a juventude passou, visivelmente passada. E pergunto-me, porque é belo ser jovem? Porquê o sonho da eterna juventude? Parece-me que há dois elementos determinantes. A juventude tem ainda à sua frente todo o futuro diante dela, tudo é futuro, tempo de esperança. O futuro está cheio de promessas.
A ser sincero, devemos dizer que para muitos o futuro é obscuro, cheio de ameaças. Não se sabe: encontrarei trabalho? Encontrarei casa? Encontrarei o amor ? Qual é o meu verdadeiro futuro ? E diante destas ameaças, o futuro pode até parecer um grande vazio. Por isso, hoje, não poucos querem parar o tempo por medo de um futuro vazio. Querem consumir na hora todas as belezas da vida. E assim, o azeite da lamparina é gasto logo no início da vida.

Por isso, é importante escolher as verdadeiras promessas que abrem ao futuro, até com renúncias. Quem escolheu Deus, radica a sua velhice num futuro sem fim e sem ameaças diante de si. Portanto, é importante escolher bem e não destruir o futuro. E a primeira escolha fundamental deve ser Deus, Deus que se revelou no Filho, Jesus Cristo, que à luz desta escolha, nos oferece sua companhia no caminho, uma companhia digna de confiança, que não abandona nunca; e onde à luz desta escolha se encontram os critérios para as demais opções necessárias. Ser jovem implica ser bom e generoso. E de novo, a bondade em pessoa é Jesus Cristo. Este Jesus que conheceis ou a quem o vosso coração procura. Ele é o Amigo que nunca trai, fiel até ao dom da sua vida na cruz! Rendei-vos ao seu amor!»


Bento XVI aos jovens de Génova, 18/05/2008

Sem comentários: