terça-feira, 29 de abril de 2008

Veneração macabra?

O corpo do popular santo italiano Padre Pio de Pietrelcina poderá ser venerado até ao dia 23 de setembro de 2009 em San Giovanni Rotondo.
No passado 24 de Abril 2008, foi exibido pela primeira vez o corpo do frade numa urna de vidro. O “Cardeal do sorriso” José Saraiva Martins, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, presidiu a celebração eucarística que inaugurava a exposição do corpo do santo, corpo esse que se apresenta vestido com o hábito dos capuchinhos, uma estola, umas luvas que pertenciam ao mesmo santo e com o rosto coberto de uma leve máscara de silicone.
A veneração das relíquias suscitou e suscita algumas controvérsias em Itália, mesmo entre os fiéis. Parece que o catolicismo do presente não entende muito bem tal acontecimento.
O cardeal português nos ajuda a perceber melhor tal devoção numa entrevista a um jornal italiano.


Il Giornale (IG) - Porque é importante venerar as relíquias de um santo ?
Cardeal Saraiva Martins (CSV) –
Os santos são humanos como nós, que seguiram Jesus no caminho da perfeição quotidiana. Foram, como cada um de nós, chamados a sê-lo, templos do Espírito Santo, dóceis à acção da graça de Deus. O cristianismo, fundado no acontecimento da encarnação, morte e ressurreição do Filho de Deus na nossa terra, num tempo preciso da história da humanidade, sempre teve em conta e respeitou o corpo. Os membros mortais dos santos também transmitiram a graça. Por isso veneramos as relíquias dos santos.

IG – Algumas pessoas acham esta veneração macabra? Que responder?
CSV –
Respondo que ninguém é obrigado a venerar as relíquias de um santo. Mas também respondo que esta veneração não é fruto de desvios: ela está presente desde a origem da comunidade cristã que venerava as relíquias dos apóstolos e dos mártires.

IG – Não haverá um excesso de atenção mediática sobre a exposição do corpo de Padre Pio? Não há riscos de fanatismo?
CSV –
Somos homens, os riscos existem, mas parece-me que ninguém cai no fanatismo. É importante recordar que Padre Pio foi um grande santo porque deu a sua vida a Deus, soube sofrer por Jesus e viveu orando e ajudando tantas almas a reencontrar a fé e a fazer a experiência da misericórdia divina. Quem o venera, quem se coloca na fila para se aproximar da urna que conserva o corpo, sabe-o muito bem. Ele sabe que o que interessa é a fé em Deus, no seu Filho Jesus Cristo. Ele sabe que o importante é aproximar-se dos sacramentos, da oração, de confiar a vida ao Criador. Venerar São Padre Pio de Pietrelcina não serve para nada sem tudo isso.

IG – Os fiéis estão conscientes disso?
CSM –
Creio que os fiéis são mais ajuizados do que o julgamos ou do que muitas vezes são retratados. O perfume da santidade que emanava de Padre Pio era um fruto da sua fé e não um poder mágico. Venerar os santos, conhecê-los, imitá-los, deve conduzir a Jesus e não à superstição. Mostrar os seus corpos mortais, os restos, venerá-los, significa perceber que Deus se serve dos nossos seres, do nosso físico, das nossas fraquezas, para anunciar o seu Evangelho.

1 comentário:

Paulo disse...

E está tudo dito sobre a veneração sobre este e outros santos. Pessoalmente penso ser uma maneira de tentar-mos estar mais próximos da graça, de quem segui-O sem olhar para trás.