terça-feira, 15 de abril de 2008

U.S Church

Esta semana é marcada na actualidade pela viagem pastoral de Bento XVI aos Estados Unidos da América.
Neste país, 1 em 4 habitantes é católico (65 milhões). A Igreja Católica é assim o grupo religioso mais importante em terras do Tio Sam, ocupando o terceiro lugar no catolicismo mundial, atrás do Brasil e do México, em igualdade com as Filipinas, e à frente dos países europeus. Conta com 14 cardeais, 300 bispos, 45 000 sacerdotes, 197 dioceses e 20 000 paróquias. No entanto, o seu peso não se faz sentir no governo da Igreja ou na teologia, nem nas orientações políticas, sociais ou económicas dos Estados Unidos.
Abalada pelo “annus horribilis” de 2002, em que foram revelados casos de abusos sexuais por sacerdotes, abafados pela hierarquia ao longo de anos, a Igreja Católica Norte-Americana conhece porém uma progressão constante que a faz ocupar um lugar central na cena social e política americana. Cada vez mais aculturada, a Igreja Norte-Americana tende em afastar-se da influência de Roma e da velha Europa.
No passado Domingo, referindo à sua viagem aos Estados Unidos como uma "experiência missionária", Bento XVI afirmava: «Minha intenção é compartilhar a palavra de vida de Nosso Senhor com os diferentes grupos que encontrarei».
Escolhendo como lema da peregrinação: «Cristo, nossa esperança!», o Santo Padre quer assim transmitir aos norte-americanos que «Cristo é o fundamento da nossa esperança, da paz, da justiça e da liberdade que procede do cumprimento da lei de Deus em amar-nos mutuamente» (Regina Caeli 13/04/2008).
O Papa pediu as orações dos crentes «pelo êxito de minha visita de maneira que seja um momento de renovação espiritual para todos os americanos».




Santos Norte-Americanos:

Santa Rosa Filipa Duchesne (1769 -1852), de origem francesa, religiosa, co-fundadora da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus com Madeleine-Sophie Barat, canonizada em 1988 por João Paulo II.

Santa Isabel (Elisabeth) Ann Seton (1774-1821), convertida do Anglicanismo ao Catolicismo, fundadora das Irmãs da Caridade. Primeira cidadã natural dos Estados Unidos da América a ser canonizada. Beatificação por João XXIII e Canonização por Paulo VI.

São João (John) Newman (1811-1860), de origem checa, naturalizado norte-americano, bispo de Filadélfia (Pensilvânia), beatificado e canonizado por Paulo VI.

Santa Francisca (Frances) Xavier Cabrini (1850 - 1917), de origem italiana, conhecida por Madre Cabrini, é a 1ª santa naturalizada norte-americana, co-fundadora do Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, beatificada e canonizada por Pio XII.

Santa Catarina Drexel (1858-1955), fundadora da Irmãs do SS. Sacramento, beatificada e canonizada por João Paulo II.

1 comentário:

Rodrigo disse...

Que Deus abençoe essa viagem de Bento XVI aos EUA, podendo levar esperança e vigor à Igreja americana.
Abraço