quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

É o primeiro passo

Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, este período de 40 dias que nos separa da Páscoa. Para os cristãos, é dia de jejum e de abstinência. Por jejum, não se entende privação total de alimento, mas uma ascese que consiste em libertar-se do supérfluo, do inútil, e Deus sabe o quanto somos tentados pelo inútil, quer na alimentação, quer nos prazeres da vida, aos quais muitas vezes somos incapazes de renunciar.
Hoje, a Igreja convida a jejuar e a abster-se de tudo o que é inútil na nossa vida. A cada um de encontrar aquilo a que renunciará, não num espírito de “mortificar-se por mortificar-se”, nem por dolorismo, mas tudo para reencontrar o desejo de Deus, e através disso, melhor escutá-l’O e ir ao encontro do próximo.


Também hoje, a Igreja nos convida na Eucaristia a receber as “cinzas”. Por meio deste rito, o sacerdote diz a cada um dos participantes: “Convertei-vos e acreditai no Evangelho!”, isto é, ao longo deste tempo quaresmal que começa agora, afastemo-nos das faltas, renunciemos ao egoísmo, à violência…voltemo-nos para Aquele que nos cura. Voltemo-nos para Aquele que se prepara para morrer na cruz.
Por isso, Quarta-feira de Cinzas é um dia importante: é o primeiro passo que acompanha os passos de Cristo até à sua paixão, até à sua morte e ressurreição.

Bom início de Quaresma a todos!

4 comentários:

Dennys Silva-Reis disse...

Precisamos aprender mais e nos aprofundar mais no mistério de Cristo.... Ainda bem que a quaresma nos chama a voltar para o senhor mais uma vez.... modestia parte é dos tempos que mais gosto.... sinto Senhor me chamando e me dizendo foi por vc aquela cruz... pó e cinzas é o que somos diante Dele.... Bem-vindo quaresma!!!!!!

Gostarai de aproveitar para te convidar a visitar meu blog e se possivel deixar um comentario seu....http://ointercessor.blogspot.com/

abraços

joaquim disse...

Em união de oração vivamos esta Quaresma.

Abraço amigo em Cristo

Paulo disse...

Vivamos esta quaresma então, de uma maneira mais cristã, mais humana e mais humilde.

Maria João disse...

Jesus está à porta! Abram-na. Ele só quer um sim. Depois logo nos ajuda a darmos o passo em frente no seu caminho.


beijos em Cristo