quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Como uma peregrinação virtual

Já vamos a meio da Quaresma, e se este tempo é um apelo para ir ao deserto, ele é também um convite à caminhada, acompanhando Jesus na sua subida para Jerusalém onde Ele sofrerá a sua Paixão.
Chegada esta altura do ano, facilmente anseio pela Terra Santa.
Aliás, a Quaresma é para mim como uma renovação anual de um desejo e de uma esperança: pisar um dia a terra onde Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou…passar por onde o Senhor passou.
Desde os primeiros séculos, os cristãos peregrinam para a Palestina e de modo particular para Jerusalém. O que viam e viviam lá os estimulava a perpetuar a experiência do país de Jesus nas suas cidades e aldeias natais…não deve ser fácil esquecer aquela terra.
Por isso surgiram por toda a Europa, na Idade Média, pela mão dos Franciscanos, guardiães dos lugares santos, pequenas reproduções da Paixão de Cristo: a Via-Sacra. Os cristãos começaram assim a percorrer nas terras onde viviam, o caminho doloroso de Jesus, como outrora os peregrinos o percorriam nas ruas de Jerusalém, do palácio de Pilatos ao Santo Sepulcro, meditando os sofrimentos de Cristo.
Como uma peregrinação virtual, o exercício da Via-Sacra é uma caminhada, que podemos seguir fisicamente numa igreja, parando diante de 14 estações, ou até sem nos mover (o importante é caminhar e parar espiritualmente em cada estação), meditando os vários episódios da Paixão de Jesus.
Esta caminhada de comunhão aos sofrimentos de Cristo e de compaixão torna-se também caminho de conversão. Seguindo Jesus no caminho da cruz, percebemos o quanto Ele nos amou e como devemos imitá-l’O nesse amor, para assim ter parte na sua Ressurreição.


"Quem quiser seguir-me,
negue-se a si mesmo,
toma a sua cruz e siga-me".
(Mt 16,24)

“Se morremos com Cristo,
também com Ele viveremos;
se sofremos com Cristo,
também com Ele reinaremos”.
(2 Tm 2, 11-12)

1 comentário:

Ecclesiae Dei disse...

Para nós que não temos condições de chegar a Terra Santa, pela distância, é reconfortante poder contar com as vias sacras!