terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Já começaram a revestir-se de roxo

Estamos em plena Quaresma, e algumas cidades e aldeias daqui do Minho, já começaram a revestir-se de roxo e de símbolos alusivos à Paixão de Cristo, afim de preparar a Semana Santa, conclusão do tempo quaresmal, na qual a Igreja se prepara para a Páscoa, meditando os últimos dias da vida do seu Senhor.
Se a Quaresma é essencialmente um tempo de renovação interior, que transforma o exterior sem grande ruído, mas tudo com discrição, ela torna-se aqui no norte do país, uma manifestação bem visível e pública da fé de um povo num Deus que aceitou morrer para redimir os pecados de todos os homens.
Assim, muitos cristãos do Minho se preparam para a Páscoa, “coração e centro do ano litúrgico e da nossa existência”, através dos sacramentos, de uma oração mais intensa, de um jejum que abre a Deus, ao essencial da vida e à partilha com o próximo, mas também, com vias-sacras, procissões e sermões públicos, ao modo e segundo os costumes de cada comunidade.
Admito que, às vezes, o estilo barroco de muitas igrejas de Braga e arredores, com a sua talha dourada ostensiva, a sobrecarga de elementos decorativos, ou algumas procissões, pesadas com tanta magnificência ou ruidosas por causa da falta de respeito dos espectadores, me perturbam. Mas nesta altura do ano, parece-me quase essencial e normal que seja assim.
Cortejos “bíblicos” ou reconstituições “históricas” da caminhada de Jesus para o Calvário também são ofertas de vivência da Semana Santa em muitas comunidades cristãs, sobretudo onde não existe uma grande tradição ligada aos últimos dias da Quaresma.
Apesar de eu não aderir muito, e preferir o recolhimento, a intimidade e a simplicidade, gosto de saber que tudo isso acontece, porque cada um deve procurar viver o mistério da Paixão de Jesus segundo o que mais lhe toca no coração. Uns de uma maneira, outros, de outra.
O essencial é celebrar o amor de Cristo por nós, que se manifesta na sua morte na cruz.



Barcelos, Famalicão, Guimarães e quase todas as sedes de concelho da região de Braga têm as suas procissões dos “Passos” ou do “Enterro do Senhor”.
Fica aqui o site da Semana Santa em Braga (basta clicar).

1 comentário:

Rodrigo disse...

Puxa!
Como deve ser belo passar uma "Semana Santa" em Portugal...
Tudo de bom!