terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Há 150 anos...

Há 150 anos, de 11 de Fevereiro a 16 de Julho de 1858, apareceu 18 vezes em Lourdes (Pirinéus franceses), a Virgem Maria a Bernardete Soubirous.
A mensagem de Lourdes é de oração e de penitência, onde Maria se revela como a “Imaculada Conceição” (16ª aparição), confirmando assim o dogma proclamado três anos antes pelo Papa Pio IX.
As aparições de Nossa Senhora à jovem Bernardete são sóbrias: muito silêncio e poucas palavras. É na 9ª aparição, a 25 de Fevereiro, que a Virgem indica uma nascente de água perto do rochedo onde ela aparecia:“Ide beber à fonte e lavai-vos”. Desde então aquele manancial mina água sem cessar, uma água banal, nem “benta” (como muitos confundem), mas que se tornou um dos grandes sinais de Lourdes, por causa dos muitos milagres a ela devidos.
Na fé, pelos elementos naturais e os sacramentos, é sempre Deus que cura, na comunhão de Maria e dos santos, e pela oração dos fiéis.
A água da gruta de Massabielle, não é nenhum amuleto..."é como um medicamento. É necessário a fé, a oração. Esta água não teria nenhuma virtude sem a fé!" afirmou a vidente Bernardete.
Maria manifestou também o desejo que Lourdes fosse um lugar de oração e de peregrinação (13ª aparição). Já no tempo das manifestações marianas acorriam milhares de pessoas até lá, e em 1876, foi edificada a actual basílica do Santuário de Lourdes.
Naquela pequena terra perdida no meio das montanhas, Nossa Senhora escolheu assim Bernardete (1844-1879), uma pobre aldeã, para sua mensageira, e convidou-a a trabalhar na conversão dos pecadores. Bernardete, que abraçou a vida religiosa nas Filhas da Caridade, foi canonizada pelo Papa Pio XI em 8 de Dezembro de 1933, e o seu corpo permanece incorrupto no Convento de Nevers, onde viveu.
Lourdes tornou-se um dos lugares de maior peregrinação do mundo, com milhões de pessoas a ir lá todos os anos, e onde muitos doentes foram curados nas suas águas milagrosas.


Ó Maria,
que disseste a Bernardete
de ir beber à fonte e lavar-se,
hoje, também nós, ouvimos o teu apelo.
Fomos imergidos na água do baptismo
e a vida de teu Filho Jesus encheu os nossos corações.
Mãe imaculada,
ensina-nos a rejeitar o pecado
e a lavar-nos na infinita misericórdia de Deus.
Caminha connosco nos caminhos da fé
para podermos saciar a nossa sede,
bebendo à fonte de água viva
que jorrou do Coração trespassado de teu Filho.
Mãe de ternura,
guarda-nos sob o teu olhar e na tua protecção;
roga por nós ao Senhor,
para que Ele nos dê a força e a alegria
de partilhar com todos os que têm sede,
a água pura da fé, da esperança e da caridade.
Ámen.

1 comentário:

Maria João disse...

Como precisamos da Tua protecção, Maria...

Obrigado por nos protegeres com o Teu manto e nos levares até Jesus!

Obrigada, Jesus, pela Tua e nossa Mãe!

beijos em Cristo