quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Ecumenismo vivido

A “Semana de oração pela unidade dos cristãos” é celebrada todos os anos, de 18 a 25 de Janeiro pelos cristãos das diversas confissões, por todo o mundo.
2008 é o 100º aniversário desta iniciativa.
O tema proposto para este ano é uma passagem da 1ª Carta aos Tessalonicenses: “Orai sem cessar!”
O objectivo da unidade dos cristãos, que é presença diária na minha oração, é uma oportunidade para falar de um lugar a meio caminho de Bruxelas e do Luxemburgo, retirado no campo, perto da serra das Ardennes belgas: um mosteiro beneditino internacional consagrado à unidade dos cristãos…o Mosteiro de Chevetogne.

Desde a sua fundação em 1925 por D. Lambert Beauduin (1873-1960), um pioneiro do ecumenismo na Igreja Católica, o Mosteiro de Chevetogne é vocacionada à oração, ao encontro e ao trabalho teológico para a unidade dos cristãos.
Os monges dividem-se em dois grupos litúrgicos. Um grupo celebra segundo a Tradição Ocidental, o outro segundo a Tradição do Oriente Bizantino.
Centro de oração, a comunidade deseja assim penetrar no mais profundo da alma cristã do Ocidente e do Oriente, para além das barreiras confessionais.
Lugar de encontro espiritual e intelectual, o mosteiro procura viver ao ritmo da Igreja do presente, aberta ao passado e à tradição, mas também às grandes questões actuais colocadas ao mundo cristão.
Assim, a sua vocação, incluída numa procura radical de Deus e num clima de oração constante, é de trabalhar para que todos os cristãos reencontrem juntos a plena comunhão, afim de testemunhar em comum a sua esperança, para que a sua mensagem seja escutada pelo mundo.
O Mosteiro de Chevetogne é um grande exemplo de “ecumenismo vivido”.

Site do Mosteiro de Chevretogne

O Mosteiro tem alguns CD's à venda na Internet e nas lojas...comprei um na Fnac.

Foto: Ábside da igreja latina de Chevetogne


1 comentário:

Paulo disse...

Gostei deste texto e, como tenho alguma admiração pela vida monastica, vou ver o site do mosteiro citado. Bom fds.