segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Bose

Há dias apresentava no blog o exemplo ecuménico do Mosteiro de Chevetogne na Bélgica.
Hoje, aponto outro belo exemplo de procura de unidade entre os cristãos, outra comunidade, situada no norte de Itália: a Comunidade Monástica de Bose.

Bose é uma comunidade monástica de homens e mulheres provenientes de igrejas cristãs diversas, que procuram Deus no celibato, na vida fraterna e na obediência ao Evangelho.
A comunidade nasceu a 8 de Dezembro de 1965, o mesmo dia em que se encerrou o Concílio Vaticano II, quando Enzo Bianchi decidiu viver sozinho numa casa alugada na pequena aldeia de Bose. Ainda estudante, Enzo Bianchi gostava reunir, num grupo de oração, cristãos de várias confissões, mas foi a partir de 1968, que as primeiras pessoas interessadas (católicas e protestantes) se juntaram a ele e ao seu desejo ecuménico, afim de levar uma vida comunitária; entre estes, uma mulher pastor da Reforma.
Hoje, a comunidade é composta de 80 irmãos e irmãs: vários protestantes, 5 sacerdotes e um reverendo. O seu prior é o fundador: Enzo Bianchi. Sem o procurar, e certamente com a graça do Espírito Santo, cristãos de várias tradições fizeram parte da comunidade desde o início. Dessa dádiva, houve um compromisso pela unidade dos cristãos, em fidelidade à palavra de Cristo: “Que todos sejam um”.
Assim, no desejo de unidade, os irmãos e irmãs de Bose vivem aspirando à simplicidade e ao essencial…uma vida cenobítica de oração e trabalho. Todos os membros da comunidade trabalham, ganhando o seu sustento com as próprias mãos, no pomar ou na horta, na cerâmica, na pintura de ícones (muito belos), na carpintaria, na tipografia ou na pesquisa bíblica e catequética.
Neste espírito monástico, a comunidade é também um lugar de acolhimento e de retiro para aqueles que procuram partilhar a oração e a vida da comunidade, ou de reflexão e de colóquios sobre os desafios e problemas do mundo e da Igreja.
Bose é mais um belo exemplo de “ecumenismo vivido”.

Site do Mosteiro de Bose



Fotos: O mosteiro de Bose e a comunidade em oração na igreja.

2 comentários:

J disse...

Sedente,

Não sabia da existência de Bose, e da sua espiritualidade tão intensa. Obrigado pela tua partilha.
Um grande beijinho em Cristo

Paulo disse...

Gostei de saber desta existência "divina". Vou ver mais sobre a mesma. Bom fim de semana.