terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Presépio

O último fim-de-semana foi aproveitado para construir o presépio em casa e na capela da minha aldeia com os catequizandos.
O presépio é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do Natal.
Hoje ele convive com a árvore de Natal, de tradição norte europeia, “significativo símbolo do Natal de Cristo, que com as suas folhas sempre verdes lembra a vida que não morre” (Bento XVI).
Os primeiros presépios surgiram no século XVI na Itália. No entanto, a celebração do nascimento de Cristo vem dos finais do século III, com os peregrinos que visitavam a gruta de Belém.
Pinturas, relevos e frescos ilustram, desde o século XIV, o nascimento de Jesus.


Em 1223, São Francisco de Assis, em vez de festejar a véspera de Natal na igreja, como era hábito, fê-lo na floresta de Greccio.
A um dos seus amigos, que tinha colocado à disposição dos frades uma gruta na montanha, confessou desejar celebrar o Natal com ele na lapa. Tinha que colocar lá uma manjedoura, um boi e um asno, para criar um estábulo muito parecido com o presépio onde nasceu Jesus.
Os habitantes da cidade foram ver a representação, juntaram-se a Francisco e aos irmãos, e assistiram à Missa do Galo. A multidão era tão numerosa que, com as velas e lanternas acesas, a floresta estava toda iluminada, como se fosse de dia. A manjedoura serviu de altar…originalíssimo!
A lenda conta que o amigo de Francisco viu um menino a dormir, deitado na manjedoura. O Santo se abeirou dele e tomou-o nos braços. O menino acordou, sorriu para Francisco e tocou no seu rosto. O amigo percebeu que Jesus tinha adormecido no coração dos homens e que Francisco O tinha despertado com a sua palavra e os seus gestos.
O ano seguinte, os habitantes de Greccio que tinham contado com tanta admiração a beleza daquela noite de Natal, fizeram com que, um pouco por todo o lado, as pessoas começassem a reconstituir nas grutas e estábulos a cena do nascimento de Cristo.
De lá para cá, não há dúvidas que a tradição do presépio se difundiu pelo mundo.
Hoje, nas igrejas e nos lares cristãos de todo o mundo são montados presépios recordando o grande mistério da Encarnação e do Nascimento de Jesus.


“Eis o dia que o Senhor fez;
exultemos e alegremo-nos com ele.
Porque nos foi dado o santíssimo e dilecto Menino,
e por nós nasceu durante uma viagem
e foi deitado num presépio,
por não haver lugar para ele na estalagem.
Glória ao Senhor Deus no mais alto dos céus,
e na terra paz aos homens de boa vontade.”


Salmo 15 do ofício da Paixão de S. Francisco de Assis

Sem comentários: