terça-feira, 30 de outubro de 2007

Rosto de: Franz Jägerstätter

No passado dia 26 de Outubro de 2007, em Linz, Áustria, foi beatificado Franz Jägerstätter, um camponês e católico austríaco, pai de três filhas, objector de consciência durante a II Guerra Mundial, que aos 36 anos de idade, foi decapitado a 9 de Agosto de 1943, em Berlim. A sua esposa, Franziska, de 94 anos, esteve presente na celebração da beatificação.
Em 1938, o Beato Franz, citando uma passagem das cartas de São Pedro: "Há que obedecer a Deus antes de obedecer aos homens", declinou integrar qualquer organização politica, declarando-se abertamente oposto ao Nacional-Socialismo de Hitler.
Na sua aldeia, ele foi o único a votar contra o “Anschluss”- Anexação da Áustria pela Alemanha Nazi, e a recusar combater pelo Terceiro Reich.
Preso, julgado “desertor e traidor” por um tribunal militar, foi condenado à decapitação, morrendo mártir da fé aos olhos da Igreja.
Franz Jägerstätter, “um homem comum, um cidadão normal, um vulgar chefe de família, que não exercia qualquer ministério na Igreja, nem tão pouco era teólogo, nem sequer um homem letrado, foi contudo capaz de entender, viver e testemunhar a sua fé em Jesus Cristo até às últimas consequências, até ao derramamento do sangue.”
Pouco antes da sua morte, escrevia numas notas:
“Escrevo com as mãos amarradas, mas mais vale assim do que ter a vontade acorrentada.”
“Nem a prisão, nem as correntes e nem sequer a morte podem separar um homem do amor de Deus e roubar-lhe a sua livre vontade. A potência de Deus é invencível.”

“Se Deus não me tivesse dado a graça e a força de morrer, se necessário, para defender a minha fé, provavelmente faria a mesma coisa que faz simplesmente a maior parte das pessoas. Na verdade, Deus pode conceder a própria graça a cada um de nós tal como Ele quer. Se outros tivessem recebido as muitas graças que eu recebi, provavelmente, teriam feito muitas mais coisas e melhores que eu.
Talvez muitos pensam que são obrigados a suportar o martírio e a morrer pela própria fé só quando se pretende que abandonem a Igreja. Eu atrevo-me a dizer muito abertamente que quem está pronto para sofrer e para morrer, em vez de ofender Deus com o mais pequeno pecado venial, está também disposto a morrer pela sua fé. Estes terão maior mérito do que quem é condenado por recusar abjurar publicamente a Igreja, porque neste caso existe simplesmente o dever, se não se quer cometer pecado grave, de morrer em vez de obedecer.”

Estas palavras são de facto um grande testemunho de fé, transponível para a sociedade actual.
Até onde aguentaríamos a provação, a perseguição por causa das nossas convicções?
Até onde iríamos?
Franz Jägerstätter foi até ao fim…com a fé no paraíso!



Fotos: Beato Franz Jägerstätter e o seu túmulo, encostado à Igreja paroquial da sua aldeia natal.

Sem comentários: