sábado, 20 de outubro de 2007

Dia Mundial das Missões

Este domingo, a Igreja celebra o Dia mundial das Missões. Podemos dizer que se este Dia das Missões é mundial, é porque o Evangelho deve ser anunciado ao mundo inteiro, mas sobretudo, porque todos os baptizados, espalhados por toda a terra, são chamados a ser missionários.
Quando se fala de missionários, pensa-se logo nos religiosos e leigos que partem para países distantes anunciar o Evangelho e dar esperança às gentes daquelas nações. Esta realidade missionária corresponde à verdade, mas é óbvio que ela não está ao alcance de todos. Como qualquer vocação, é necessário sentir-se chamado, mas também ter disponibilidades e capacidades para ser missionário.
Mas qualquer baptizado, como dizia o Papa João Paulo II, “ é um evangelizado e um evangelizador”, um missionado e um missionário ao mesmo tempo.
Assim, o cristão deve procurar viver o Evangelho e aprender com ele, mas também anunciá-lo. Por isso, se não podemos ser missionário longe, devemos sê-lo em casa e à nossa volta, todos os dias, vivendo simplesmente os ensinamentos de Jesus, colocando os nossos passos nos passos de Cristo. Esta maneira da fazer, muitas vezes silenciosa e discreta, constitui um testemunho eloquente e um exemplo que fala às pessoas, que evangeliza.
Ser missionário é descobrir no outro, não necessariamente do outro lado do mundo mas bem perto de casa, a dor que abala o coração e a alma, ser presente, ouvir, ajudar e amar; é desenvolver o reflexo de fé de ver no próximo o próprio Cristo que tem fome, que precisa de atenção, da nossa presença, de afecto e de oração.

«O mandato missionário confiado por Cristo aos Apóstolos diz respeito verdadeiramente a todos nós. O Dia Missionário Mundial seja, portanto, ocasião propícia para dele tomar mais profunda consciência e para juntos elaborar itinerários espirituais e formativos apropriados, que favoreçam a cooperação entre as Igrejas e a preparação de novos missionários, para a difusão do Evangelho neste nosso tempo. Contudo não esqueçamos que o primeiro e prioritário contributo, que somos chamados a oferecer à acção missionária da Igreja, é a oração. ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos diz o Senhor.
Pedi, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe’»


Bento XVI, mensagem para o Dia Mundial das Missões 2007

1 comentário:

Maria João disse...

Todos nós. Sem excepção. Todos temos algo para dar e receber. Nem que seja um sorriso, já pensaram na diferença que isso poderá fazer na vida de outra pessoa? Quanto mais mostrar-lhe Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida...

beijos em Cristo