segunda-feira, 16 de julho de 2007

Terra fértil

Uma vez mais virá sobre nós o espírito do alto.
Então o deserto se converterá em “carmelo”,
e o “carmelo” será como uma floresta.
Na terra, agora deserta, habitará o direito,
e a justiça no “carmelo”.
A paz será obra da justiça,
e o fruto da justiça será a tranquilidade
e a segurança para sempre.
O povo de Deus repousará numa mansão serena,
em moradas seguras e em lugares tranquilos.

Is 32, 15-18

Não procures na Bíblia a palavra “carmelo” neste texto de Isaías…ela é normalmente traduzido por “pomar”, “terra fértil”.
É preciso ir ao hebraico para a encontrar, porque na realidade, significa “vegetação generosa”… aquilo que se pode contemplar no Monte Carmelo.
O Monte Carmelo eleva-se entre os confins da Galileia e Samaria, em Israel, perto de Haifa, cidade marítima.
Na Idade Média, a Ordem do Carmelo teve como berço esse mesmo Monte, daí o seu nome, e o seu espírito está caracterizado pelo Profeta Elias, que viveu lá uma vida de recolhimento, oração e penitência, defendendo a fé no Deus Único no meio dos pagãos.
Outro elemento da espiritualidade da família carmelita é a devoção a Maria, “Nossa Senhora do Carmo”, que hoje a Igreja celebra com este título.
Não se pode compreender o Carmelo sem a presença viva de Maria.
Ela é a Mãe e a Irmã (assim chamavam os primeiros eremitas do Carmelo), o modelo da vida contemplativa, que ensina a acolher, meditar e conservar a palavra de Deus no coração.



Ó Maria, Rainha e Beleza do Carmelo, roga por nós!
Santos e Santas do Carmelo celeste, rogai por nós!

3 comentários:

Padre Vítor Magalhães disse...

Gostava de saber a oração da imposição do escapulário,... ainda não a consegui encontrar.

Maria João disse...

Na próxima sexta-feira, dia 20, realiza-se uma oração de TaiZé pelo Darfur , às 19h45m, na Igreja de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa.

Participa e divulga! Se não puderes estar presente, reza na mesma.

bjs em Cristo
Maria João
Fé e Missão (Missionários Combonianos)

sedente disse...

Imposição do Escapulário (por um sacerdote)

Senhor Jesus Cristo, Salvador dos homens, † abençoai este hábito de Nossa Senhora de Carmo, que, como sinal de Consagração a Maria, vai ser imposto ao vosso servo N, para que, por intercessão de Maria Santíssima, possa alcançar maior plenitude de graça.
(Asperge o Escapulário com água benta)

IMPOSIÇÃO: Recebe, N, este santo hábito para que, trazendo-o com devoção, te defenda do mal, e te conduza à vida eterna. Ámen.
(Coloca-se ao pescoço da pessoa)

Participas desde este momento de todos os bens espirituais, de que gozam os religiosos do Carmo. Em Nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
O Senhor que se dignou admitir-te entre os confrades do Carmo, † te abençoe; e mediante este sinal de Consagração, te faça forte na luta desta vida, e te conduza à felicidade eterna. Por Cristo nosso Senhor. Ámen.
(Asperge o Confrade com água benta)

Fórmula breve para imposição do Escapulário (por um sacerdote)

Recebe este escapulário sinal de união especial com Maria, a Mãe de Jesus, a quem te empenharás em imitar. Este escapulário te recorde a tua dignidade de cristão a tua dedicação ao serviço dos outros e à imitação de Maria. Usa como sinal da sua protecção e como sinal da tua pertença à família do Carmelo, disposto a cumprir a vontade de Deus e a empenhar-te no serviço pela construção de um mundo que responda ao seu plano de fraternidade, justiça e paz.

Existe também fórmulas mais desenvolvidas com leituras e preces.
http://www.carmelitas.pt/cultura/mariol/escaprit1.htm