sábado, 30 de junho de 2007

Dom total ao Reino

Pelo caminho, alguém disse a Jesus:«Seguir-Te-ei para onde quer que fores».Jesus respondeu-lhe:«As raposas têm as suas tocase as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». Depois disse a outro: «Segue-Me».Ele respondeu:«Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai».Disse-lhe Jesus:«Deixa que os mortos sepultem os seus mortos;tu, vai anunciar o reino de Deus». Disse-Lhe ainda outro:«Seguir-te-ei, Senhor;mas deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família».Jesus respondeu-lhe:«Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus».


Lc 9, 57-62


Não podemos ver estas exigências como normativas: noutras circunstâncias, Cristo mandou cuidar dos pais (cf. Mt 15,3-9); e os discípulos – nomeadamente Pedro – fizeram-se acompanhar das esposas durante as viagens missionárias (cf. 1 Cor 9,5)… O que estes ensinamentos pretendem dizer é que o discípulo é convidado a eliminar da sua vida tudo aquilo que possa ser um obstáculo no seu testemunho quotidiano do Reino. (...)
O “caminho do discípulo” é um caminho exigente, que implica um dom total ao Reino. Quem quiser seguir Jesus, não pode deter-se a pensar nas vantagens ou desvantagens materiais que isso lhe traz, nem nos interesses que deixou para trás, nem nas pessoas a quem tem de dizer adeus… O que é que, na nossa vida quotidiana, ainda nos impede de concretizar um compromisso total com o Reino e com esse caminho do dom da vida e do amor total?


Meditações dominicais dos Padres Dehonianos




Neste último dia do mês de Junho… mês do Sagrado Coração de Jesus, porque não fazer uma consagração a este mesmo Coração, com as palavras de Santa Margarida-Maria Alacoque, entregando assim o nosso amor, a nossa vida e pessoa, ao dispor de Cristo, para melhor amá-l’O e segui-l’O?


Eu (nome...)
dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo,
a minha pessoa e a minha vida,
as minhas acções, penas e dores,
não querendo servir-me de parte alguma do meu ser,
a não ser para O honrar, amar e glorificar.
É esta minha vontade irrevogável,
pertencer-Lhe e fazer tudo por seu amor,
renunciando completamente ao que não for do seu agrado.

Eu Vos tomo, Sagrado Coração,
por único objecto do meu amor,
protector de minha vida,
penhor de minha salvação,
remédio de minha fragilidade e inconstância,
reparador de todos os meus defeitos
e asilo seguro na hora da morte.
Sede, Coração de bondade,
a minha justificação junto de Deus Pai,
e afastai de mim a sua justa indignação.

Ó Coração de amor,
em Vós coloco toda a minha confiança,
pois tudo receio de minha fraqueza e malícia,
mas tudo espero da vossa bondade.
Destruí em mim
tudo o que Vos possa desagradar ou resistir.
Que o vosso puro amor
se grave tão profundamente no meu coração,
que eu não possa jamais esquecer-me
nem separar-me de Vós.
Peço-Vos,
pela vossa bondade,
que o meu nome fique inscrito em Vós,
pois eu quero fazer consistir
toda a minha felicidade e glória,
em viver e morrer como vosso servo.

Amen.

Sem comentários: