quarta-feira, 9 de maio de 2007

Maria vive da palavra de Deus

Na intenção geral do mês de Maio, Bento XVI convidou os cristãos a rezar para que todos estejam sempre atentos aos sinais do Senhor na própria vida, deixando-se guiar pela Palavra de Deus, à imitação de Maria. A Mãe de Jesus é, de facto, um grande exemplo para todos nós.

«Maria era, por assim dizer, "em casa" na palavra de Deus, vivia da palavra de Deus, estava imbuída da palavra de Deus. Na medida em que falava com as palavras de Deus, pensava com as palavras de Deus, os seus pensamentos eram os pensamentos de Deus, as suas palavras as palavras de Deus. Era invadida pela luz divina e por isso era tão esplêndida, tão bondosa, tão radiante de amor e de bondade. Maria vive da palavra de Deus, é inundada pela palavra de Deus. E este “estar” imersa na palavra de Deus, este “ser” totalmente familiar com a palavra de Deus, dá-lhe também a luz interior da sabedoria. Quem pensa com Deus pensa bem, e quem fala com Deus fala bem. Tem critérios de juízo válidos para todas as coisas do mundo. Torna-se sábio, prudente e, ao mesmo tempo, bom: torna-se também forte e corajoso, com a força de Deus que resiste ao mal e promove o bem no mundo.

E, assim, Maria fala connosco, fala-nos, convida-nos a conhecer a palavra de Deus, a amar a palavra de Deus, a viver com a palavra de Deus, a pensar com a palavra de Deus. E podemos fazê-lo de diversíssimos modos: lendo a Sagrada Escritura, sobretudo participando na Liturgia, na qual no decurso do ano a Santa Igreja nos abre diante de nós toda a Sagrada Escritura. Abre-a para a nossa vida e torna-a presente na nossa vida.»


Bento XVI, 15/08/2005


O mosaico feito pelos artistas do Centro Aletti, que representa o mistério da Anunciação, é muito interessante pelo facto da Virgem participar com o Anjo Gabriel na leitura da mensagem de Deus, e o pergaminho, onde está a Palavra, penetrar o ser de Maria como transparência. Um belo exemplo da arte ao serviço do mistério divino.