segunda-feira, 28 de maio de 2007

A Igreja é una, santa, católica, apostólica e missionária

«Cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade dos discípulos, que “perseveravam na oração, com um mesmo espírito”, reunidos junto a “Maria, a mãe de Jesus” e com os doze apóstolos (cf. Actos 1, 14. 2, 1).

Podemos dizer, portanto, que a Igreja teve o seu início solene com a vinda do Espírito Santo. Nesse extraordinário acontecimento, podemos ver as características essenciais da Igreja:

a Igreja é una, como a comunidade de Pentecostes, que estava unida na oração com “um só coração e uma só alma” (Actos 4, 32).

A Igreja é santa, não por seus méritos, mas porque, animada pelo Espírito Santo, tem o olhar fixo em Cristo, para viver conforme Ele e seu amor.

A Igreja é católica, porque o Evangelho está destinado a todos os povos e por esse motivo, já desde o início, o Espírito Santo faz com que fale todos os idiomas.

A Igreja é apostólica, já que - construída sobre o alicerce dos apóstolos - custodia fielmente seu ensinamento através da corrente ininterrupta da sucessão apostólica.

Além disso, a Igreja, por sua própria natureza, é missionária, e desde o dia de Pentecostes o Espírito Santo não deixa de conduzi-la aos caminhos do mundo, até os últimos confins da terra e até o final dos tempos.»



Bento XVI, Regina Caeli 27/05/2007

1 comentário:

joaquim disse...

Caro Sedente

Não sei se já recebeeste um pedido para te juntares ao blogue Apenas Oração - apenasoracao.blogspot.com.
Se não recebeste gostaria que me desses o teu email para te poder enviar.
Ao acederes ao blogue entenderás o que o mesmo é.

Abraço em Cristo