quinta-feira, 8 de março de 2007

O louco de Deus

Nestes últimos dias, os trechos diárias do Evangelho da liturgia convidam os cristãos a adoptar uma atitude de serviço para com o próximo à imitação de Cristo Mestre.
Hoje, a Igreja universal faz memória de um “Santo da Caridade”, de um homem que nasceu em Portugal mas passou a grande parte da sua vida em Espanha, e que fez dos seus actos um verdadeiro testemunho de serviço e de amor para com os enfermos e os pobres.
Este homem é João de Deus, contagiado pela loucura de Deus “que dá asas ao ser humano e o faz voar até ao irmão que sofre”(1), no caso deste nosso Santo, até ao irmão doente mental.

“Se consideramos atentamente a misericórdia de Deus, nunca deixaremos de fazer o bem de que formos capazes: com efeito, se damos aos pobres por amor de Deus aquilo que Ele próprio nos dá, Ele promete-nos o cêntuplo na felicidade eterna. Feliz pagamento, ditoso lucro! Quem não dará a este bendito mercador tudo o que possui, se Ele procura o nosso interesse e, com os braços abertos, insistentemente pede que nos convertamos a Ele, que choremos os nossos pecados e tenhamos caridade para com as nossas almas e para com o próximo? Porque assim como o fogo apaga a água, assim a caridade apaga o pecado.”

Carta de São João de Deus à Duquesa de Sessa.

1 comentário:

J disse...

Sedente,

Grande exemplo, João de Deus, um Santo que se deu a conhecer aos outros o Amor do Pai.

Um grande beijinho em Cristo