sábado, 10 de fevereiro de 2007

XV Dia mundial do doente

“No dia 11 de Fevereiro de 2007, quando a Igreja celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, será comemorado em Seul, na Coreia, o XV Dia Mundial do Doente. (…)
Gostaria de encorajar os esforços envidados por aqueles que trabalham diariamente para assegurar que os enfermos incuráveis e terminais, juntamente com as respectivas famílias, recebam o adequado cuidado amoroso. Seguindo o exemplo do Bom Samaritano, a Igreja manifestou sempre a sua especial solicitude pelos enfermos. Através dos seus membros individualmente e das suas instituições, ela continua a estar ao lado dos que sofrem e a assistir os moribundos, enquanto procura salvaguardar a sua dignidade nestes momentos significativos da existência humana. (…)
Agora dirijo-me a vós, meus queridos irmãos e minhas amadas irmãs que sofreis de doenças incuráveis e terminais. Encorajo-vos a contemplar os sofrimentos de Cristo crucificado e, em união com Ele, a dirigir-vos ao Pai com completa confiança de que toda a vida e de maneira particular as vossas vidas estão as suas mãos. Tende a certeza de que os vossos sofrimentos, unidos aos de Cristo, hão-de ser úteis para as necessidades da Igreja e do mundo. Peço ao Senhor que fortaleça a vossa fé no seu amor, de forma especial durante estes momentos de prova que vós estais a experimentar. (…)
Que a Bem-Aventurada Virgem, nossa Mãe, conforte as pessoas que estão doente e assista todos aqueles que têm dedicado a própria vida, como Bons Samaritanos, para curar as feridas físicas e espirituais de quem sofre.”



Bento XVI (mensagem para o XV Dia mundial do doente)




Neste mês de Fevereiro, a Igreja invoca a Mãe de Deus com o título de Nossa Senhora de Lurdes. Há 149 anos, a Virgem Maria apareceu à uma jovem pastora, Bernadeta Soubirous, na gruta de Massabielle, em Lurdes, na França. A primeira aparição aconteceu no dia 11 de Fevereiro de 1858, e sucederam mais outras 17.

Desde então, cresceu a devoção dos fiéis a Nossa Senhora de Lurdes, que se revelou como a “Imaculado Conceição”, e que por meio da jovem Bernadeta, pediu ao mundo, oração e penitência . A gruta de Lurdes tornou-se um centro de peregrinação e de oração constantes , onde Deus, por meio de Maria, cura os males espirituais mas também físicos dos homens. Perto de 70 curas milagrosas de doentes são reconhecidos oficialmente pela Igreja.


A fonte de água que a Virgem fez jorrar na gruta de Massabielle é um dos grandes símbolos de Lurdes, onde as pessoas, e de modo particular os enfermos, vão saciar as suas sedes de todo o género, com fé e esperança.


Sinos do Santuário de Lurdes
Gosto de ouvir os sinos das igrejas a tocar, e vós?

Sem comentários: