quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Fostes criados para o Paraiso


"Levantai os olhos, meus filhinhos, e observai aquilo que existe no céu e na terra. O sol, a lua, as estrelas, o ar, a água, o fogo, nem sempre existiram, pois jamais alguma coisa criou-se por si próprio. Mas há um Deus que existe eternamente e que, pelo seu poder, os tirou do nada criando-os. Por isso chamámo-lo Criador.
Este Deus que sempre existiu e existirá sempre, depois de ter criado todas as coisas que estão no céu e na terra, deu existência ao homem que é a mais nobre e perfeita entre todas as criaturas visíveis. Por isso as nossas orelhas, os nossos olhos, a nossa boca, a nossa língua, as nossas mãos e os nossos pés são dons do Senhor.
O homem distingue-se dos outros animais principalmente porque possui uma alma para pensar, reflectir e conhecer o que é bom e mau. Essa alma, porque é puro espírito, não pode morrer com o corpo, se bem que, quando este é sepultado, ela começa outra vida que jamais acabará. Se a alma praticou o bem, estará feliz para sempre com Deus no Paraíso onde gozará de todo o bem para sempre, mas se praticou o mal, ela será castigada terrivelmente no Inferno onde sofrerá para sempre o fogo e a dor.
Pensai então, meus filhinhos, que fostes criados para o Paraíso e que Deus sente uma grande tristeza quando é obrigado a mandar alguém para o Inferno.
Ó, quanto o Senhor nos ama e quanto Ele deseja que pratiquemos boas obras para nos poder fazer participar da grande felicidade que ele nos preparou no Céu para todo o sempre!"


São João Bosco


Dizei-me lá...o texto é lindo...mas há uma parte que parece destoar. Acho que ninguém gosta de falar, nem de ouvir a palavra “Inferno”…alias, ela tem um "cheirinho" a tabu...e à primeira vista, pode-se pensar que entra em colisão com a ideia de “misericórdia divina”.
Mas Deus que é justo e compassivo, respeita a liberdade do homem de fazer o bem e o mal. Assim, já não é Deus que condena, mas o próprio homem que tem o poder de danar-se a si mesmo.
O Pai das misericórdias deseja uma só coisa, a nossa felicidade...uma vida na sua amizade, após a morte, na eternidade, pois fomos “criados para o Paraíso”, mas que começa já na terra, amando-O e praticando o bem. Cabe a cada um pedir, procurar esta felicidade, e alcançá-la com a sua graça.

Sem comentários: